Educação Física ajuda na aprendizagem de outras disciplinas

Componente curricular preferido de muitos estudantes, a Educação Física é, por vezes, encarada como um momento de descontração da rotina escolar. No entanto, ela é, na verdade, um importante ingrediente para uma educação ampla e completa. É por meio dela que crianças e adolescentes começam a desenvolver consciência corporal, fundamental para tantas atividades ao longo da vida.

Em Tarumã, no interior de São Paulo, um projeto multidisciplinar buscou usar a Educação Física para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades em todas as áreas do conhecimento. De acordo com o professor de Educação Física da rede pública do município, Reinaldo Antonio Gomes, que dá aulas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a iniciativa busca aproximar também os professores dos diferentes componentes curriculares para dar a eles uma visão mais completa do panorama de cada estudante. “Em uma das turmas de primeiro ano apareceram algumas crianças com escrita espelhada. Então, nós pegamos uma metodologia de Francisco Rosa Neto para entender se a criança é destra ou canhota e depois se ela é ocular olho direito ou esquerdo. Isso porque temos indicação de que crianças com lateralidade cruzada de olho e mão podem ter dificuldades de aprendizagem na escrita”, explica.

Depois de aplicar testes nos estudantes e identificar quais deles tinham lateralidade cruzada, o professor encaminhou todos os resultados para a psicopedagoga da escola. Por sua vez, ela reuniu os professores para definir uma estratégia de ensino que ajudasse as crianças a superar esse desafio.

Para a assessora pedagógica de Educação Física da Aprende Brasil Educação, Kátia Costa, esse é um bom exemplo de uso da multidisciplinaridade em prol de um ensino mais eficaz. “É importante que cada professor comece a convidar professores de outros componentes curriculares a participar de atividades trabalhadas durante a Educação Física. E observar, de repente, um ou dois componentes para iniciar esse diálogo. Educação Física e Língua Portuguesa ou Educação Física e Matemática, por exemplo, como um exercício inicial para essa multidisciplinaridade”, pontua.

Reinaldo Antonio Gomes e Kátia Costa são os convidados do episódio 70 do podcast PodAprender, produzido pela Aprende Brasil Educação, cujo tema é “Educação Física e a Interdisciplinaridade”. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis gratuitamente no site  aprendebrasil.com.br e nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, além dos principais agregadores de podcasts do Brasil.

_______________________________________

Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também