Drinks sem álcool: opções que não podem faltar em cardápios de Bares e Restaurantes

Instrutor do Senac EAD destaca que curso oferecido pela instituição é uma ótima chance para aperfeiçoamento ou empreender no segmento
 

Em 2022, o volume no consumo de bebidas sem álcool aumentou 9%, revela a pesquisa da consultoria IWSR (especialista em tendências do mercado de bebidas). Além disso, produtos com baixo índice alcoólico (70%) também aumentaram, sobretudo no Brasil.
 

Segundo a análise, os fatores que vem contribuindo para essa mudança de comportamento do público são as técnicas de produção e a diversificação das ocasiões de consumo. Diante dos números apresentados, a projeção da consultoria é de que o crescimento médio nos próximos três anos seja de nove pontos percentuais.
 

Outra informação importante foi divulgada pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa). A geração Z (jovens nascidos entre 1995 e 2010) estão reduzindo drasticamente o consumo de bebidas alcoólicas, nos países desenvolvidos.
 

No Brasil, a redução é bem menor, mas, do mesmo modo, demonstra maior conscientização sobre os efeitos nocivos do álcool. Esse público está interessado em participar de movimentos como “Mindful Drinkers (bebedores conscientes) e Sober Curious (interessados na sobriedade), por priorizarem a saúde física e mental.
 

Na avaliação do especialista em gestão e planejamento de bares e restaurantes e instrutor no curso de Preparo de Cocktail’s do Senac EAD, William Lopes Kelm, os drinks sem álcool sofrem um estigma negativo no setor, por transmitirem uma imagem de bebida sem graça ou infantil.
 

“Na minha avaliação, devemos tratar as bebidas sem álcool como todas as demais, desenvolvendo preparos mais complexos e elaborados, além de nominá-los com nomes personalizados para promover o merecido destaque”.
 

Qual a motivação para a mudança no consumo de álcool?
 

Na avaliação do docente do Senac EAD a mudança de hábitos no consumo de bebidas alcoólicas, podem ser decorrentes de dois fatores, sendo a primeira mudança de hábitos em busca de melhoria da saúde, práticas de esportes e de comportamentos sociais.
 

“Como segunda análise acredito que as mídias e aplicativos transformaram o comportamento social de grande parte da sociedade, levando um bom número de frequentadores que deixaram de fazer uso deste milenar “líquido social”. Deste modo, quando os públicos citados se permitem sair e socializar à moda antiga, buscam por consumo de bebidas que transmitem sua personalidade, desejos e hábitos”, explica.
 

William explica ainda que os fabricantes estão preparados para o novo comportamento do consumidor, com opções zero álcool de alta qualidade como cervejas e espumantes. “Na tradicional lista da I.B.A (International Bartender Association) já existem versões clássicas sem álcool, entre elas: Shirley Temple, Mojito sem Álcool, Mickey Mouse, ou opções que podem ser produzidas com suas variações com as bebidas sem álcool, como o Clericot”.
 

Aperfeiçoamento profissional
 

Os interessados em trabalhar na área ou aperfeiçoar os conhecimentos de bartender podem se inscrever no curso de Preparo de Drinques e Coquetéisdo Senac EAD. Oferecido exclusivamente na modalidade a distância e no formato Web TV, o participante aprenderá técnicas de preparos alcoólicos e não alcoólicos.
 

Segundo William, que é docente do curso, os alunos são esclarecidos sobre um amplo universo de bebidas sem álcool que podem constar no cardápio de serviços de um bar ou restaurante. “Bebidas por infusão em água, como cafés e chás, infusões com frutas, processos de gaseificação, além de refrigerantes de frutas e combuchas. São muitas opções, que podem contribuir com o aprendizado do profissional, lembrando que esse mercado está em franco crescimento”.
 

Por outro lado, os interessados em abrir o próprio negócio também recebem orientações do especialista, que reforça a importância de pesquisar e contar com bons fornecedores. “Busque empresas que estão atualizadas sobre as novidades do negócio. As cervejas sem álcool já são uma realidade e com produtos (sabor) muito superiores às primeiras produções. Os xaropes de frutas e essências tem chegado com muita força e um pouco de criatividade, já permitem elaborar preparações muito agradáveis e sofisticadas. Espumantes sem álcool serão bem-vindas, juntamente com produtos menos alcoólicos (espumantes)”, conclui.
 

William Lopes Kelm – professor de gestão e planejamento de bares e restaurantes do SENAC EAD/Paraná

Por fim, solicitamos ao especialista duas receitas de drinques sem álcool, as quais ele gentilmente compartilhou. Confira:
 

 Dama de Sirius

50 ml Suco de Laranja

50 m Suco de Maçã

50 ml Suco de Cramberry

50 ml Suco de Abacaxi

100 ml Refrigerante de Gengibre

20 ml de Leite Condensado

Batido na coqueteleira sem o refrigerante, servir em copo long drink e completar com gengibre. (Opção com Club Soda).

Elfo do Amor

150 ml – Suco de frutas vermelhas (Morango, Uvas Tintas, Mirtilo, Framboesa – Podendo ser um purê destas frutas congeladas)

1 colher de bar – Sweet & Sour – Suco de limão em pó e açúcar refinado 50/50

200 ml de espumante sem álcool

Bater as frutas e o Sweet & Sour com gelo, colocar numa taça longa e completar com o espumante.

Sobre o Senac EAD 

Com 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.

Informações para imprensa – Senac EAD 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também