Dia do Meio Ambiente: Em gesto simbólico, deputados plantam mudas de ipês

Em alguns anos, o roxo se somará ao verde que cerca da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Na tarde desta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, dois deputados, representando todos os parlamentares, plantaram mudas de ipê roxo como forma de simbolizar a atenção do Parlamento estadual às pautas ambientais.

Participaram do ato em nome dos 24 parlamentares os deputados Paulo Corrêa (PSDB), 1º Secretário da ALEMS, e Caravina (PSDB). “Este ato tem um simbolismo muito grande. Isso porque a Assembleia Legislativa cumpre sua missão de proteger o nosso meio ambiente. As leis que aprovamos aqui mostram isso”, afirmou Paulo Corrêa, acrescentando que o ato atende a pedido do presidente Gerson Claro (PP) com a concordância de todos os deputados.

O plantio foi realizado em área próxima do estacionamento, que está sendo ampliado. “E nós estamos fazendo aqui um projeto de ampliação do estacionamento sem derrubar uma única árvore. Ao contrário, estamos plantando”, frisou Paulo Corrêa.

O deputado Caravina reforçou a importância do ato como forma da ALEMS afirmar seu compromisso com o meio ambiente. “É um gesto importante em um momento que estamos debatendo muito essa questão ambiental”, disse. Ele ainda alertou sobre a necessidade de se cuidar da natureza, lembrando da situação que acomete o Rio Grande do Sul. “Com as mudanças climáticas, que causam desastres, como acontece no Rio Grande do Sul, é preciso ter atenção com o meio ambiente. E esse nosso gesto simboliza isso”, acrescentou.

Plantio de espécies nativas

O plantio de árvores na tarde desta quarta-feira foi um gesto simbólico. No entanto, as mudas plantadas integram amplo projeto que está em andamento na ALEMS: reflorestamento do entorno do Parlamento com espécies nativas. Apenas na primeira etapa, serão plantados 110 pés, sendo 35 ipês roxos e 75 louros-pretos.

O louro-preto é uma árvore do Cerrado, presente também na Floresta Amazônica e na Caatinga. Pode chegar até dez metros de altura e tem o caule acinzentado. O ipê roxo, que atinge até 30 metros, floresce durante os meses de agosto e setembro.

Data

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, na Conferência de Estocolmo, que reuniu 113 países. Neste ano, o tema do movimento é “Restauração de terras, desertificação e resiliência à seca”.

Em diversas partes do mundo, são realizadas, na data, ações que buscam reforçar a educação para a sustentabilidade. E o gesto simbólico de plantio de árvores nesta tarde na ALEMS se soma a essas tantas iniciativas, realizadas, hoje, em vários pontos do planeta.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também