Cultura de Dourados ganha força com FIP e outros projetos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

O FIP tem como objetivo estimular e fomentar a produção artística e cultural de Dourados, dando suporte financeiro a projetos, estritamente de natureza artística e cultural, de iniciativa de pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito público e privado.

Segundo o secretário municipal de Cultura,Francisco Marcos Rosseti Chamorro, o Kinho, através do Edital será injetado na economia cultural do município o de valor de R$ 195.000,00 (Cento e noventa e cinco mil reais) a serem distribuídos em montantes de igual valor entre 7 (sete) áreas culturais: Artes Cênicas, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Livro/ Leitura/Literatura, Música e Folclore/ Manifestações Típicas Culturais.

“Dourados tem um potencial cultural enorme, com grandes artistas e um mercado consumidor de cultura que precisa de apoio, mas todo esse processo deve sempre estar pautado pela legalidade e ética” ressaltou o secretário.

Kinho explicou ainda que fortalecer as atividades culturais já existentes, apoiar e valorizar os artistas locais, buscar recursos estaduais e federais para auxiliar a cultura douradense são algumas das principais metas estabelecidas pela pasta.

Além disso, a atual gestão vem trabalhando em outras frentes. A primeira delas é para efetivamente consolidar o processo de revitalização da Usina Filinto Muller, mais conhecida como Usina Velha e revitalização do Teatro Municipal de Dourados. A segunda é com relação a reabertura das Bibliotecas Públicas Municipais que passaram a ser consideradas equipamentos culturais, sob responsabilidade da SEMC.

Também está sendo feito um mapeamento das obras do Museu Histórico de Dourados que serão fotografadas e catalogadas para posteriormente serem disponibilizadas em uma Galeria virtual que estará dentro do site da Prefeitura Municipal.  O secretário Kinho salienta que “As pinturas e esculturas premiadas nos Salões de Arte de Dourados que fazem parte do acervo do Município já foram fotografadas junto com todas as imagens referente aos patrimônios municipais tombados de Dourados e esse material gráfico já está disponível para a população”.

Ainda dentro do aspecto de fortalecimento da economia cultural, a secretaria está intermediando o repasse do recurso referente a Lei 14/017, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. Os critérios e as normativas deste processo são de competência do Governo Federal, cabendo a Secretaria realizar Editais e processos de cadastramento para recebimento de auxílio.

“Estamos trabalhando incansavelmente para que o repasse seja feito de forma correta, seguindo os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, pontua Kinho.

O Secretário enfatizou ainda que as portas da Secretaria Municipal de Cultura estão abertas de forma literal e figurativa “Estamos aqui todos os dias para atender ao Artistas locais que queiram conversar conosco”.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também