Congresso Jornalismo Investigativo da Abraji e ESPM têm dias especiais sobre os impactos da tecnologia e IA nas eleições e no Brasil

Evento que acontece em São Paulo também discutirá o por trás das câmeras na produção de mini-documentários e reportagens em vídeo com efeitos da Inteligência Artificial

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com a ESPM, escola referência em Marketing e Inovação voltada para negócios, realiza o 19º Congresso de Jornalismo Investigativo entre os dias 11 e 14 julho na ESPM em São Paulo. A programação do sábado (13) é dedicada aos avanços do uso da inteligência artificial generativa na produção de desinformação e como isso pode impactar as eleições de 2024 e seus efeitos para o Brasil.

Já sexta-feira, 12, os participantes terão a oportunidade de compreender o atual estágio da Tecnologia. Os jornalistas estão cada vez mais capacitados para utilizar e até desenvolver métodos e aplicações complexas da tecnologia no cotidiano. A mesa Tecnologia no jornalismo como produto, não como suporte mostrará como esse desenvolvimento tem sido voltado apenas como recursos de desenvolvimento editorial e de conteúdo, quando na verdade poderiam ser eventualmente transformados em produtos para ajudar na sustentabilidade financeira de uma organização. Esta mesa terá como convidados Bárbara Libório, professora de Jornalismo da ESPM e diretora do Instituto AzMina, Paty Gomes, diretora de produto do Portal JOTA e de Sérgio Spagnuolo, diretor-executivo do Núcleo, que   irão abordar como pensar em produto após certas tecnologias terem tido uso inicialmente editorial.

A sessão Desinformação eleitoral: o impacto da inteligência artificial nas eleições 2024, que acontece no dia 13, das 14h30 às 16h, trará um estudo de caso comparativo das últimas eleições sobre o tema realizado pela  Lupa – hub de soluções de combate à desinformação, com a gerente de produto Marcela Duarte, que debaterá com Gisele Lobato, repórter especial da Aos Fatos, sobre o que é esperado para este ano e quais as melhores técnicas e táticas para combater a desinformação por IA e conscientizar a população a respeito de seu uso como estratégia de marketing político.

Também está na pauta o uso da IA nas redações e os códigos e manuais elaborados para dar transparência a respeito desse uso por parte das organizações jornalísticas. A popularização de ferramentas de inteligência artificial (IA) tem facilitado a criação e proliferação de vídeos manipulados ou enganosos (deepfakes) por atores maliciosos que utilizam essas tecnologias para persuadir usuários em redes sociais como YouTube, TikTok e Facebook.

Na sequência, das 16h30 às 18h, acontece a Roda de conversa sobre IA no Brasil, com a apresentação da pesquisa pioneira sobre uso se inteligência artificial no Jornalismo brasileiro. O evento conta com a participação dos responsáveis pela pesquisa Antonio Rocha Filho e Edson Capoano, ambos professores de jornalismo da ESPM, e da pesquisadora Maria Elisabete Antonioli. Nesta atividade, serão apresentadas novidades dessa pesquisa como apresentando o nível de conhecimento da inteligência artificial por jornalistas atuantes no país e o grau de conhecimento e de utilização de suas ferramentas na produção e nos negócios jornalísticos, bem como as preocupações que envolvem seu uso na atividade profissional.  Os autores abriram um espaço ampliado para trocas com a audiência sobre o tema.

Outra programação do dia é Por trás das câmeras: produção de mini-documentários e reportagens em vídeo, nas quais os processos criativos e técnicos utilizados na realização de mini-docs serão destacados com a utilização da IA. Os participantes Dana Lopes, gestora na Agência Cenarium, e Gianvitor Dias, jornalista da TV Globo, vão discutir aspectos como o planejamento, a captação de imagens, a edição e a narrativa visual, que são fundamentais para contar histórias de forma impactante e eficaz, sob mediação de Heidy Vargas, professora de jornalismo da ESPM. Os debatedores também compartilharão suas experiências na produção de reportagens em vídeo.

Mais acessibilidade

Outra novidade é a ampliação dos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs), tanto no ambiente digital quanto no presencial. Além de intérpretes para tradução simultânea das palestras em Libras, palestrantes e moderadores adotaram uma linguagem mais inclusiva em seus materiais de apresentação, audiodescrição e comunicação durante as mesas.

O espaço físico oferecerá rampas, elevadores e áreas para usuários de cadeiras de rodas em todas as salas e auditórios. Monitores voluntários também estarão disponíveis para auxiliar o público PCD no credenciamento e na localização.

No ambiente online, o site do congresso possibilitou o aumento de fontes e descrições dos elementos nas páginas, além de incluir o VLibras, um conjunto de ferramentas que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) do Português para Libras.

Serviço

19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Data: 11 a 14 de julho de 2024

Local: ESPM – Campus Álvaro Alvim

Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo

https://congresso.abraji.org.br/#programacao

Inscreva-se em: https://congresso.abraji.org.br/

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui quatro unidades regionais em Florianópolis, Chapecó, Goiânia e Salvador. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM. Acesse: espm.br

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