Congresso aborda o Modernismo no Brasil e em Portugal

Será realizado entre os dias 4 e 7 de novembro em formato remoto o congresso “Modernismos pra lá e pra cá”, coordenado pela UFMS. O objetivo do evento é reunir acadêmicos e intelectuais das áreas das ciências sociais e humanidades em um diálogo transatlântico sobre as relações de semelhanças e disparidades, entre os Movimentos Modernistas ocorridos no Brasil e em Portugal.

O congresso integra uma série de eventos, o primeiro foi realizado em julho de 2021 coordenado pela Associação Transfronteiriça para o Desenvolvimento (Alter Ibi).

“Esses dois eventos preconizam o terceiro encontro sobre modernismo em fevereiro de 2022 que vai coincidir com o centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo. A soma dos três encontros tornará esta tríade científico-cultural em um fórum permanente de discussão sobre as questões relativas à arte, à cultura e à cidadania em um ambiente democrático”, explica o professor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) e um dos organizadores do evento, Rubens Silvestrini.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário. A programação do evento possui palestras sobre Aleijadinho, Lídia Baís, Warchavchik, Lúcio Costa, Villa Lobos, Mário de Andrade e outros nomes. O congresso inclui também apresentações de filmes, como Casas bandeiristas e Desafios da modernidade: Família Gomide Graz e seleção de poesia.

Os trabalhos que serão apresentados do congresso incluem as temáticas de formalizações e discursos, modernismos e modernizações, modernismos e patrimônios, percepções e materializações: obras e historiografia e a seção aberta. Haverá emissão de certificado de participação no evento.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do evento e no e-mail [email protected]

Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo da Agecom) 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também