Com grande expectativa de ingressar na carreira penitenciária, alunos iniciam Curso de Formação

Formada em Pedagogia, Ana Cristina Marques Assunção, 39 anos, demonstra sua força de vontade e garra para se dedicar à carreira penitenciária. “É o início da realização de um sonho, estamos aguardando este momento há mais de três anos e hoje vamos iniciar nossa capacitação para ingresso no sistema penitenciário”, comemora a conquista.

A abertura do 38º Curso de Formação para Agentes Penitenciários foi realizada, na manhã desta segunda-feira (13.9), pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Escola Penitenciária (Espen), na capital.

O diretor-presidente da autarquia, Aud de Oliveira Chaves, destacou a importância do ingresso de novos servidores para o aprimoramento dos serviços prestados.  “Temos assumido novas atribuições graças ao empenho de nossos profissionais, que estão sendo capacitados constantemente, contribuindo para evolução do sistema penitenciário de forma responsável e eficiente”, afirmou, oferecendo as boas vindas e desejando um bom curso aos alunos.

Com 893 profissionais já formados somente neste último concurso público, a Agepen oferece esta capacitação a mais 55 aprovados em todas as etapas anteriores do certame.

Com carga horária total de 420 horas/aula, a capacitação contemplará 15 disciplinas e estágio nas unidades prisionais, com 10 horas por dia, e previsão de término em novembro.

Secretário da Sejusp destacou a importante missão do servidor penitenciário em MS

Presente na abertura, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira, ressaltou a missão dos policiais penais na ressocialização dos apenados.

“Temos uma das maiores populações carcerárias do mundo, per capita, com mais de 703 presos a cada 100 mil habitantes, conforme o Conselho Nacional de Justiça. Então o principal desafio profissional é nos ajudar a administrar esta superpopulação carcerária, desenvolvendo estudo, trabalho, leitura, que são ferramentas eficientes para reduzir o tempo do encarceramento”, destacou Videira, informando que a intenção é ampliar cada vez mais a atuação da polícia penal no âmbito da justiça.

A equipe de instrutores passou por processo seletivo, sendo especialistas, mestres e doutores em suas respectivas áreas. Dentre os tópicos relevantes a serem abordados durante o curso estão diversidade, qualidade de vida e as mudanças da polícia penal.

O diretor da Espen, Vilson Guedes, desejou sucesso aos novos alunos e reforçou que devem se dedicar ao estudo, pois ainda integra uma das fases do concurso público. “Os professores foram selecionados por currículo, temos de especialistas a doutores, explorem o conhecimento deles ao máximo para que sejam excelentes profissionais também”, afirmou.

Após a finalização do curso, os novos servidores aprovados atuarão na Penitenciária Estadual de Dourados (PED), considerada a maior unidade prisional do estado. O Manual de Orientação do Aluno foi publicado no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (13.9), e está disponível no site da Agepen, na Aba Downloads – Escola Penitenciária (clique aqui).

Também participaram do evento,  o coordenador de Políticas Penitenciárias da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro; o chefe de Gabinete da Agepen, Valdimir Ayala Castro; o diretor de Administração e Finanças, Rodrigo Maiorchini; a corregedora-geral, Cinthia Danielle do Nascimento Silva; o comandante do Operações Penitenciárias, Richard Dias, o diretor do Estabelecimento penal “Jair Ferreira de Carvalho”, Mauro Augusto Ferrari de Araújo; além de professores e servidores da Agepen. 

Texto e Fotos: Tatyane Santinoni, Agepen

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também