Com ações focadas e constantes, MSGÁS garante segurança de funcionários

Segurança no trabalho é uma das principais preocupações para a MSGÁS (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul). Atuando sempre com critérios rígidos e respeito às diretrizes, protocolos e com cuidados especiais em relação ao tema, a empresa preza sempre pela integridade física e bem estar de funcionários e prestadores de serviço, além de registrar baixíssimos índices de acidentes de trabalho, a empresa instituiu um comitê especial para tratar a pandemia da Covid-19. 

“Nossos ambientes de trabalho são dotados de recursos, dispositivos, sinalizações que têm o propósito de mantê-los seguros e sempre chamam nossa atenção para esses cuidados”, pontua Helaine Cristina, à frente da Gerência de Segurança e Meio Ambiente (GESMA), setor da MSGÁS que concentra os esforços no que diz respeito a segurança nas operações.

Além do setor aplicar as Diretrizes e procedimentos de Segurança às realizações de trabalhos de todos os funcionários, a companhia conta ainda com uma Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), presidida pela servidora Angela Beatriz da Silva, bastante atuante, dinâmica, que interage com os funcionários, com apoio da Diretoria, dando suporte ou realizando ações de preservação da saúde e integridade física de todos os empregados, estagiários e terceirizados da MSGÁS. 

Para Rui Pires dos Santos, diretor-presidente da MSGÁS, o fato de a companhia ser uma das mais seguras do país se deve exatamente à excelência no cuidado com as operações, com o objetivo fundamental de mitigar possíveis situações problemáticas. “A segurança no trabalho é um valor importantíssimo para a empresa e para nossas vidas. Esse bom resultado no que diz respeito ao tema é fruto de um trabalho focado e dedicado na prevenção, acompanhamento, rápida resposta e divulgação da importância de se prevenir acidentes no trabalho”, pontua.

O cuidado com a segurança passa por absolutamente todos os seus colaboradores, com adequações relativas aos padrões de trabalho seguro que se aplicam às suas atividades, por exemplo, os EPIs utilizados pela equipe de operação e manutenção são diferentes dos da equipe de engenharia, respeitando necessidades específicas do trabalho com gás natural. 

Pandemia – GESMA e CIPA, em parceria com a Diretoria Executiva da MSGÀS, criaram, logo no início da pandemia do novo Coronavírus, o Comitê de Crise Covid, com intuito de estabelecer critérios de acompanhamento e controle da transmissão do vírus internamente, com atitudes como realocação dos empregados para o sistema de trabalho home office, mantendo presenciais apenas setores que fossem essenciais na empresa. 

A Companhia também implantou um Plano de Biossegurança, e colocou em prática, a fim de garantir a saúde de funcionários e visitante, ações como readequação dos espaços, disposições dos móveis e redução da capacidade das salas de reuniões, a fim de garantir o distanciamento. Dispensers de álcool em gel e cartazes sobre higienização de mãos, além de aumento da rotina de limpeza e higienização de mesas, banheiros, maçanetas de portas, foram colocados em prática. 

O Comitê se reúne semanalmente para acompanhar os índices de internação e contaminação no Estado e, a partir dele, os membros podem se embasar em decisões de manutenção ou mudança dessas diretrizes. “Mais recentemente, a companhia através de campanhas de conscientização tem divulgado junto a força de trabalho a importância da vacinação contra a covid-19. É realizado a divulgação do calendário de vacinação e o acompanhamento dos empregados que foram vacinados”,  completa Helaine.

Conscientização – A MSGÁS instituiu também uma estratégia que foi muito bem recebida pelos seus funcionários: o Minuto da Segurança. Com ele, vídeos institucionais com duração de um minuto trazem informações sobre assuntos relacionados à segurança do trabalhador de maneira simples e bem humorada, atualizados periodicamente, e abordando temas atuais e cabem tanto no ambiente corporativo, quanto no pessoal. 

O Minuto da Segurança integra todas as reuniões da companhia, com objetivo de manter a segurança sempre presentes na memória de todos os colaboradores. “Temos sempre que prezar pela segurança e preservação da saúde dos empregados e dos que estão em volta, é essencial garantir resultados sem perdas ou ferimentos graves”, a presidente da CIPA.

Destaque – Em 2020, a MSGÁS foi eleita um dos 55 melhores lugares para se trabalhar da região Centro-Oeste pelo Instituto Great Place to Work®, ficando entre as 15 na categoria de empresas de médio porte. 

Fonte: Evelise Couto

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também