Cia. de Dança do Pantanal se apresenta em Belo Horizonte e Rio de Janeiro

Espetáculos “Fernão Capelo e Gaivota” e “Migrantes” serão apresentados entre os dias 14 e 19 de julho

A Cia de Dança do Pantanal, do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, se apresenta em Belo Horizonte (MG) nos dias 14 e 16 de julho, e no Rio de Janeiro dia 19. Serão duas apresentações diferentes, um deles “Fernão Capelo Gaivota”, um clássico da literatura mundial que ganha adaptação unindo música, literatura e dança, sendo espetáculo em conjunto com a Orquestra Ouro Preto e projeto Vale Música, bem como apresentação da coreografia Migrantes, compondo a programação do Dança em Trânsito.

A Cia. De Dança do Pantanal completou, em 2022, cinco anos de existência e se propõe a explorar e focar em seus trabalhos contemporâneos um dos biomas mais preciosos da Humanidade, o Pantanal, que se estende pelo Brasil, Bolívia e Paraguai, países que têm o estado de Mato Grosso do Sul como adjacente e é considerada a maior área inundável do planeta.

Fernão Capelo e Gaivota

A mistura potente da arte de diferentes cantos do país se tornou realidade em uma elogiada produção audiovisual, que agora ganha os palcos com a primeira parada em Belo Horizonte. Cantata cênica para coro infantil, balé e orquestra, a montagem rompe as fronteiras geográficas conectando a formação mineira a jovens artistas do Programa Vale Música, projeto autoral do Instituto Cultural Vale.

“Fernão Capelo Gaivota”, best-seller escrito por Richard Bach, narra a história de uma gaivota para a qual voar não seria simplesmente um ato para se locomover. Voar é uma arte e, como tal, deve ser treinada, praticada e compartilhada com os demais, gerando grandes transformações. Uma história sobre a liberdade, a aprendizagem e o amor, que recebe as notas orquestradas nessa adaptação assinada pelo maestro Rodrigo Toffolo e que conta ainda com nomes de peso como Tim Rescala, autor da música original, e a narração conduzida pela doce voz da atriz Nina Vogel.

A estreia do espetáculo acontece no dia 14 de julho, no Grande Teatro do Sesc Palladium, às 20h. No dia 19 de julho, os artistas voltam ao palco, desta vez no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, às 20h.

Para Márcia Rolon, coordenadora do Instituto Moinho Cultural Sul- Americano (MS), projeto que deu origem à Cia. de Dança do Pantanal, esse trabalho foi desafiador, mas promete um resultado esplêndido. “Essa busca pela perfeição, presente em Fernão Capelo Gaivota, é algo que nós, bailarinos, perseguimos constantemente, por isso também nos identificamos tanto com esse trabalho. A música é leve, é suave, é alegre, é infantil e ao mesmo tempo muito profunda. Ela fala de diversidade e traz todos os pontos da história do livro de uma maneira muito concreta, é uma leitura musical”.


Festival Dança em Trânsito – Migrantes

A Cia. de Dança do Pantanal apresenta no dia 16 de julho no Festival Dança em Trânsito o espetáculo Migrantes. O coreógrafo da Cia de Dança do Pantanal, Wellington Julio, explica que o espetáculo se trata do vai e vem e das dores e alegrias causadas por este movimento feito por migrantes e imigrantes.

“Migrantes é um trabalho que conta um pouco sobre a realidades do que vêm e vão. Várias vezes, essas pessoas são esquecidas. E a apresentação fala um pouco dos amores que a gente deixa para trás quando saímos de um lugar em busca de algo novo. Fala também sobre a felicidade e sobre ser acolhido. Muitas vezes, a gente quer cantar, falar, ser ouvido e, às vezes, a gente não consegue. Dependendo do tom da sua pele, do formato do seu rosto ou do seu corpo. Dependendo de quem lhe puxa para trás e para frente também”, afirma.

O espetáculo foi criado a partir de depoimentos colhidos no processo de criança, tanto de migrantes quanto de imigrantes. Os depoimentos se tornaram movimentos que, agora, são apresentados pelos bailarinos da companhia.

A apresentação será em Belo Horizonte, no dia 16 de julho, às 10h, na Praça da Liberdade.

Sobre a Cia de Dança do Pantanal

A Cia de Dança do Pantanal foi criada em 2017, na cidade de Corumbá/MS, fronteira com a Bolívia, sendo uma das ações integradas do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, que já tem 18 anos. O intuito desde o início do grupo é de proporcionar acesso e oportunidade de profissionalização de bailarinos oriundos de projetos sociais sul-americanos, bem como representar o território pantaneiro, divulgando a dança com repertórios que incluem peças neoclássicas e contemporâneas, criadas por coreógrafos nacionais e internacionais.

Serviço: Cia de Dança do Pantanal tem duas apresentações diferentes este mês nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro:

— BELO HORIZONTE

. 14 de julho – Fernão Capelo Gaivota no Grande Teatro do Sesc Palladium – 20h

. 16 de julho – Dança em Trânsito/Migrantes – na Praça da Liberdade – 10h

— RIO DE JANEIRO

. 19 de julho – Fernão Capelo Gaivota no Teatro Riachuelo – 20h

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também