Checklist da saúde: saiba quais exames devem ser realizados periodicamente

Acompanhamento especializado é essencial para um diagnóstico precoce e pode salvar vidas, alerta o médico cardiologista
 
Manter uma rotina de cuidados com a saúde é fundamental para uma vida de qualidade. A prática de exercícios físicos e alimentação saudável, aliados aos exames de rotina são imprescindíveis para o bom desempenho das funções corporais. O acompanhamento médico regular auxilia na identificação de patologias na fase inicial, havendo mais chances de tratamento simples.  

Independentemente de idade, sexo ou condições físicas, cuidar da saúde é essencial. Os Check-ups são iniciados normalmente a partir dos 35 anos, mas essa média pode variar de acordo com o histórico do paciente. “Doenças que ainda não tenham manifestado sintomas, podem ser descobertas em estágios já avançados, o que diminui a chance de cura. Dessa forma, o acompanhamento clínico é fundamental para prevenir o aparecimento e agravamento das patologias”, explica o cardiologista e professor do curso de Medicina da Uniderp, Carlos Eduardo Zanoni.

Portanto, fazer uma avaliação médica detalhada é uma das etapas que contribuem para atestar que a saúde esteja em dia e o momento oportuno para tomar providências em caso de descoberta de enfermidades. 

Especialistas orientam que o ideal é ir às consultas uma vez por ano, mas essa média pode variar a depender das condições clínicas de cada paciente. “Muito se fala em prevenção quando ouvimos sobre check-up, mas vale ressaltar que a avaliação preventiva também pode evitar a realização de procedimentos desnecessários na hora da emergência”, enfatiza o especialista.

Carlos Eduardo alerta quanto ao cuidado redobrado para quem pertence ao grupo de risco. “O check-up é uma garantia de segurança, sendo capaz ainda de “rastrear” novas anomalias e todos, seja qual for a idade e sexo, devem realizá-lo. Fumantes, pessoas com histórico de câncer, doenças cardiovasculares e doenças crônicas, indivíduos com colesterol alto e pacientes com problemas na tireoide devem se atentar ao período entre uma avaliação e outra, sendo rigorosos na realização dos exames solicitados pelo médico e seguindo as orientações do especialista para uma vida saudável”, completa.

Abaixo, o cardiologista cita os tipos mais comuns de exames prescritos durante uma consulta de rotina: 
⦁ Exames laboratoriais com amostras de sangue, fezes e urina; 
⦁ Avaliação psicológica; 
⦁ Monitoramento de vacinas 
⦁ Exames cardiológicos; 
⦁ Exames ⦁ respiratórios; 
⦁ Exames oftalmológicos; 
⦁ Exames de imagem para áreas diversas; 
⦁ Exames de mama e colo de útero; 
⦁ Exames urológicos. 
 
No caso das mulheres, o acompanhamento ginecológico não pode ser negligenciado. Isso porque podem ser acometidas por infecções identificadas em avaliações específicas. E é aí que entra o monitoramento do aparelho reprodutivo, que pode constatar com brevidade os casos de miomas, tumores, alterações intestinais e câncer de mama.

Os homens também devem realizar procedimentos peculiares como o toque retal, feito pelo urologista; e a dosagem de PSA, um exame de sangue que pode apontar alguma alteração na próstata. 
  

UNIDERP
Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância. Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.uniderp.br/ e https://blog.uniderp.com.br/category/noticias/

Sobre a KrotonMed
A KrotonMed é a unidade de negócio da Kroton voltada para a Medicina. Criada em 2021, a KrotonMed possui mais de 3 mil alunos matriculados no curso de Medicina em 6 instituições de ensino superior: Unic, no Mato Grosso; Uniderp, no Mato Grosso do Sul; Unime Lauro de Freitas e Pitágoras Eunápolis, na Bahia; e Pitágoras Codó e Bacabal, no Maranhão. A KrotonMed possui mais de 7 mil alunos em cursos de Saúde Presencial, mais de 18 mil alunos em outros cursos presenciais de alto valor agregado. Os cursos recebem investimentos constantes para aprimoramento da infraestrutura, que inclui laboratórios e ferramentas que utilizam as mais avançadas tecnologias voltadas ao ensino da Medicina. As instituições possuem parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação que reúne teoria e prática e uma preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho.

Camila Crepaldi 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também