Levantamento da Área Central, referência em inteligência de negócios, considerou o volume de compras de redes e centrais de negócios que representam 480 lojistas na região.
Os setores de materiais de construção, agronegócio e farmácia lideraram o volume de compras de redes e centrais de negócios do Centro-Oeste na plataforma AC Hub da Área Central, referência em compras conjuntas e inteligência de negócios para grupos empresariais, em 2023. Ao todo, 12 redes que representam cerca de 480 lojistas conectados à Área Central nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, transacionaram R$ 2,1 bilhões em volume de compras junto a fornecedores de insumos e produtos — alta de 1,53% com relação ao montante movimentado no ano anterior.
De acordo com dados da Área Central, o segmento de materiais de construção foi responsável pelo maior volume de compras, R$ 1,3 bilhão transacionados, seguido do agronegócio (R$ 359 milhões) e farmácia (R$ 158 milhões). Também se destacam na região as empresas supermercadistas e marcenarias.
Jonatan da Costa, CEO da Área Central, destaca que diferente do que acontece no Sul e Sudeste do Brasil, regiões onde o associativismo empresarial já está consolidado, nos estados do Centro-Oeste este elo vem sendo construído pouco a pouco, objetivando crescimento mútuo entre os associados de uma mesma rede. Os números ultrapassando cifras bilionárias apontam nessa direção.
No Centro-Oeste, Goiás lidera em volume de lojistas impactados pelas soluções de compras conjuntas e inteligência de negócios da Área Central, com cerca de 270 lojas impactadas em diferentes setores econômicos. No estado, as empresas viabilizaram negociações com fornecedores na plataforma a uma quantia que chegou a R$ 1,2 bilhão no ano passado, tendo como protagonistas os mercados de construção (R$ 679 milhões transacionados) e agronegócio (R$ 358 milhões).
Na sequência aparece o Mato Grosso, com quase meio bilhão de reais em volume de compras contabilizados, sobretudo em materiais de construção (R$ 423 milhões) e marcenaria (R$ 28 milhões transacionados) por redes locais. No Distrito Federal, o volume transacionado ultrapassou R$ 190 milhões e, em Mato Grosso do Sul, chegando a R$ 146 milhões.
No Brasil, a Área Central contabilizou quase R$ 70 bilhões em transações na plataforma em 2023, que, reúne cerca de 200 redes atendidas e 15 mil empresas brasileiras.
Confira o volume de transações na plataforma AC Hub, na região Centro-Oeste, em 2023:
Distrito Federal
Volume de transações
2023: R$ 191.256.147,14
2022: R$ 285.891.327,29
Setores representativos (2023)
Top 1: materiais de construção: R$ 124.815.438,60
Top 2: marcenaria: R$ 29.741.279,25
Top 3: farmácia: R$ 29.641.543,39
Goiás
Volume de transações
2023: R$ 1.285.408.494,68
2022: R$ 1.063.578.766,71
Setores representativos (2023)
Top 1: materiais de construção: R$ 679.564.530,47
Top 2: agronegócio: R$ 358.280.541,20
Top 3: farmácia: R$ 116.201.158,84
Mato Grosso
Volume de transações
2023: R$ 477.805.369,07
2022: R$ 469.353.157,00
Setores representativos (2023)
Top 1: materiais de construção: R$ 423.986.182,15
Top 2: marcenaria: R$ 28.389.276,45
Top 3: construção civil: R$ 18.864.072,40
Mato Grosso do Sul
Volume de transações
2023: R$ 146.703.954,85
2022: R$ 250.485.811,24
Setores representativos (2023)
Top 1: materiais de construção: R$ 81.847.667,28
Top 2: marcenaria: R$ 40.937.707,07
Top 3: farmácia: R$ 11.610.859,51
Centro-Oeste
Volume de transações
2023: 2.101.173.965,74
2022: 2.069.309.062,24
Setores representativos (2023)
Top 1: materiais de construção: R$ 1.310.213.818,50
Top 2: agronegócio: R$ 359.638.487,76
Top 3: farmácia: 158.133.364,86