Campo Grande terá 5 mil novas vagas em EMEIs e 8 creches extras em 2024

Número de alunos vai subir de 111 mil para 116 mil e o número de escolas de 205 para 213

Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Progressistas), anunciou cinco mil novas vagas para o ano letivo de 2024 em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da Rede Municipal de Ensino (Reme). As vagas são para crianças em lista de espera.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Lucas Bittencourt, para alocar os novos alunos, oito EMEIs serão entregues em 2024. Com isso, o número de estudantes vai subir de 111 mil para 116 mil e o número de escolas de 205 para 213.

“Nós estamos avançando muito, fazendo gestão na educação como nunca foi feito anteriormente, com muita responsabilidade e trazendo mais oportunidades para as nossas crianças da capital. Nós estamos fazendo gestão com responsabilidade, buscando, abrindo novos espaços, criando novas oportunidades”, afirmou a chefe do executivo municipal.

Segundo o titular da SEMED, Lucas Bittencourt, 12 mil bebês nascem todos os anos em Campo Grande e, desse número, nove mil crianças aguardam por uma vaga em EMEIs. Com as cinco mil novas vagas, a fila de espera será de quatro mil alunos.

“Nós vamos conseguir sanar parte do problema e continuaremos avançando. Essa parceria com o Estado vem para nos ajudar também. Então, com certeza, a gente vai conseguir diminuir esse grande déficit”, explicou o secretário.

Evento de lançamento “Matrícula Reme 2024”, realizado na manhã desta terça-feira (14). Foto: Marcelo Victor

De acordo com a prefeita, o ano letivo de 2024 começará com mesas, cadeiras e material escolar novos, frota de veículos renovada e distribuição de uniformes.

“Nós vamos começar com mobilha nova, a frota de veículos totalmente nova, material escolar, uniformes, escolas sendo revitalizadas em tempo recorde, um ambiente totalmente adequado para que os nossos alunos cresçam e se desenvolvam na Rede Municipal de Ensino”, detalhou a prefeita.

Os pronunciamentos foram feitos na manhã desta terça-feira (14), durante evento de lançamento da Matrícula Reme 2024, realizado no Centro de Formação Lúdio Martins Coelho (Cefor), localizado na rua Onicieto Severo Monteiro, número 460, Vila Margarida.

MATRÍCULA

A rematrícula para alunos que já estudam na Reme deve ser feita pessoalmente na unidade escolar entre os dias 16 de novembro e 18 de dezembro.

Alunos que desejam ingressar nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) devem aguardar a publicação de listas neste site. A primeira listagem será publicada em 1º de dezembro e a efetivação deve ser feita até 16 de dezembro.

A segunda listagem será publicada em 11 de janeiro e a efetivação da matrícula deve ser feita até 17 de janeiro. Existe uma lista de espera de nove mil alunos e, grande parte dessas crianças serão contempladas com as novas vagas.

Para quem estuda no Ensino Fundamental ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), a designação ocorrerá até dois dias úteis durante todo o ano letivo. A efetivação da matrícula ocorre em até dois dias úteis, a contar da data de designação.

A Rede Municipal de Ensino (Reme) tem 111 mil alunos alocados em 205 escolas espalhadas pelas sete regiões de Campo Grande. A Reme contempla estudantes do grupo 1 da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.

AJUDA DO GOVERNO DO ESTADO

A Secretaria de Estado de Educação (SED), do governo de Mato Grosso do Sul, vai abrir 25.421 vagas, em 2024, para o Ensino Fundamental em diversos municípios de MS. A Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande também será contemplada.

O objetivo é desafogar os municípios que têm dificuldades em receber alunos do Ensino Infantil (de 0 a 4 anos). Geralmente, as prefeituras são responsáveis pelo Ensino Infantil e Fundamental e o Estado pelo Ensino Médio.

“Para nós também vai ser muito positivo esse espaço que o Estado está novamente abrindo para que a gente possa matricular mais crianças”, afirmou a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP).

No total, contando com o ensino médio, a Rede Estadual ofertará 38.940 vagas para o ano letivo de 2024.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também