Para marcar o Mês da Indústria, a Escola Sesi de Aparecida do Taboado levou alunos do 1º ano do ensino médio a uma visita à indústria de embalagens e brinquedos Gala. Conduzidos pela professora de física Helena Araújo, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo de fabricação de brinquedos e o trabalho realizado pelos funcionários em todas as etapas, da matéria-prima ao produto final.
Ao término da visita, todos os alunos ganharam um brinquedo de presente. A diretora escolar Graciete Barros agradeceu pela receptividade da indústria gala e destacou o momento de aprendizado que os estudantes tiveram. “Contribuímos com o aprendizado dos alunos, ampliando a sua visão de mundo, fazendo com que eles percebam que o brinquedo passa por todo um processo que requer organização do trabalho, divisão de tarefas, controle de qualidade, logística e técnicas específicas que objetivam a entrega do produto final”.
A professora Helena Araújo aproveitou a visita para rever vários ex-alunos que atualmente trabalham na indústria. “É gratificante como educadora ver o fruto do nosso trabalho em diferentes esferas. Visitações externas são sempre importantes para o repertório sociocultural dos nossos estudantes, pois os ajudam a vislumbrar nosso cotidiano científico”, disse.
Estudantes avaliaram como positiva a visita à indústria. “Minha parte favorita da visita foi no setor de brinquedos infantis de látex. Vimos as pessoas trabalhando e desempenhando muito bem seu papel”, observou a aluna Noemi Velozo Gonçalves de Morais. “Gostei muito e achei uma oportunidade única”, resumiu o aluno Rani Queiroz Mistiere Valentim.
Ao longo do mês de maio, os estudantes do ensino médio confeccionaram maquetes das indústrias do município, sob orientação da professora Luciana Cavalcante, da disciplina “Mundo e o Trabalho”. As maquetes foram apresentadas em sala de aula, em forma de seminário, com os alunos contando a história de cada empreendimento.