Alerta Covid: Casos confirmados e internações continuam crescendo

O boletim oficial desta sexta-feira (14) voltou a apresentar aumento nos casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Nas últimas 24 horas a Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou mais 1.341 novos exames positivos, elevando a média móvel dos últimos sete dias para 1.119,4. 

As cinco cidades que apresentaram maior número de novos exames positivos hoje são: Campo Grande +360; Dourados +125; Três Lagoas +93; Corumbá +86 e Ponta Porã +76.

A doença está num patamar altíssimo, segundo o secretário Geraldo Resende. “Não é hora de relaxar as medidas de prevenção”, afirmou. O total de pessoas infectadas deste o início da pandemia no Estado é de 262.551.

O número de óbitos também voltou a registrar aumento. Nesta sexta-feira, 18 municípios relataram mais 41 vidas perdidas para a doença. A média móvel indica que o Estado registrou diariamente na ultima semana 29,0 óbitos. 

Com total de 6.163 mortes por Covid-19 em todo o Estado, a capital registrou hoje mais 19 óbitos e Dourados 6. Os demais municípios registram 1 morte cada: Água Clara, Bataguassu, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Jateí, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sonora e Terenos.  

De acordo com os registros do Boletim Epidemiológico, a rede hospitalar tem recebido em média mil internações por dia, nas duas últimas semanas. Nesta sexta-feira o número de pacientes internados é de 1.042, sendo 564 em leitos clínicos e 478 em leitos de UTI.

Continua acima de 80% a taxa de ocupação de leitos SUS/UTI nas quatro macrorregiões do Estado. Campo Grande tem ocupação de 87%; Dourados 92%; Três Lagoas 92% e corumbá 96%.

Conforme o boletim oficial, ainda restam 5.226 casos sem encerramento nos sistemas dos municípios e 2.068 amostras em análise no Lacen e laboratórios parceiros. Confira aqui o detalhamento do boletim epidemiológico desta sexta-feira, 14 de maio. 

Theresa Hilcar, Subcom

Foto: Saul Schramm

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também