Águas Guariroba usa Inteligência Artificial para prever vazão de córregos e garantir abastecimento

Tecnologia está entre ações da concessionária para manter população abastecida 24h por dia.

Com auxílio de Inteligência Artificial, a Água Guariroba possui tecnologia para prever a vazão de seus córregos de captação e realizar um planejamento para manter Campo Grande abastecida 24 horas por dia, mesmo em épocas de estiagem.

O mecanismo aplicado pela concessionária, conduzido em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), é inédito no Brasil, e utiliza como base de dados centenas de bacias hidrográficas em diversas condições climáticas e de paisagem, para conseguir identificar como as bacias que abastecem Campo Grande respondem às variações climáticas de chuva e temperatura.

“Com esta tecnologia conseguimos prever a vazão para os próximos 6 meses no Córrego Guariroba e Lageado, permitindo que a concessionária atue preventivamente de forma a ter resiliência hídrica e garantir a distribuição de água à população mesmo em cenários desfavoráveis”, explica o gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Águas Guariroba, Fernando Garayo.

Os estudos para estimativa dos fluxos de água nas bacias de abastecimento se utilizam de tecnologia de “machine learning”, um subconjunto da inteligência artificial, que simula o comportamento hidrológico e, com base nas previsões climáticas, estima a disponibilidade hídrica e o impacto dos extremos climáticos.

PLANEJAMENTO E AÇÃO

Essa tecnologia se soma a um conjunto de ações da concessionária nos últimos anos. Por meio do CCO (Centro de Controle de Operações), a concessionária monitora todas as unidades e todo funcionamento do sistema hídrico, da captação, passando pelos reservatórios espalhados pela cidade, até que a água chegue na porta da casa do consumidor.

“Nessa época de estiagem esse monitoramento é importante para que sejam acompanhados os níveis de captação, além da manutenção constante dos reservatórios e da rede como um todo, evitando vazamentos que afetem o abastecimento das casas”, explica o gerente de Meio Ambiente e Qualidade, Fernando Garayo.

Entre janeiro e junho deste ano, por exemplo, a captação do córrego Guariroba se aproximou diariamente dos 300 milhões litros de água. O recorde diário foi registrado em novembro de 2023, quando mais de 311 milhões de litros foram captados.

Para garantir a pujança do córrego Guariroba, que representa 40% de toda água consumida na Capital, as ações de preservação da região também são constantes.

A área de captação do córrego Guariroba tem 84 hectares, sendo que 30 hectares estão sendo recuperados intensamente desde 2015. Até agora já foram plantadas pela Águas Guariroba mais de 20 mil mudas de plantas nativas do cerrado na região.

RESERVATÓRIOS

Outra ação da concessionária é a constante ampliação da estrutura de reservatórios na Capital.

Em 2022, na região do Pênfigo, foi entregue um reservatório de 500 mil metros cúbicos de água. Ainda neste ano, a previsão é que ele seja ampliado e dobre sua capacidade.

Além disso, foram iniciadas obras de perfuração de um novo poço e a construção de um reservatório no bairro Nova Campo Grande.

“São ações que reforçam o abastecimento constante da cidade e mostram o comprometimento da Águas Guariroba com a população. Mesmo em tempo de estiagem, temos a confiança de toda essa estrutura garanta o abastecimento das casas”, finaliza o diretor-executivo da concessionária, Gabriel Buim.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também