26ª edição do Palco Giratório chega ao Mato Grosso do Sul

Espetáculos de artes cênicas circularão por 25 estados e o Distrito Federal. Circuito terá 404 apresentações e 264 cursos e oficinas até dezembro

Maior projeto de circulação de artes cênicas do país, a 26ª edição do Palco Giratório chega ao Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (19). A apresentação de “Nuvem de Pássaros” será no Teatro Glauce Rocha, às 20h e os ingressos, limitados, podem ser retirados gratuitamente no site do Sympla. O Palco Giratório circulará até dezembro com 404 apresentações e 264 cursos e oficinas, realizadas por 17 grupos artísticos. Espetáculos de teatro, dança e circo compõem a programação dessa edição, que alcançará 80 cidades de 25 estados e Distrito Federal. Todas as atrações são gratuitas.

“Nuvem de Pássaros”, espetáculo do grupo Movidos Dança (RN), narra o encontro de pessoas em um processo de descobertas, criando dispositivos que valorizam as diferenças individuais e a importância da coletividade na construção narrativa de um território utópico. Uma obra coreográfica inspirada no movimento da migração dos pássaros e baseada no comportamento das espécies que compartilham dessas rotas de voo.

No dia 20, sábado, haverá a oficina “Pensamento Giratório” no Foyer do Sesc Teatro Prosa, a partir das 14h. Para participar, é preciso ter ao menos 16 anos de idade e retirar antecipadamente o ingresso, acessando o mesmo link. O encontro promoverá o debate sobre o papel da dança e sobre dança inclusiva como elemento transformador de realidades e moderador de conflitos que envolvem padrões estéticos normativos, a defesa de uma dança livre de padronizações, capacitismo e toda sorte de exclusões.

“O Palco Giratório deste ano traz espetáculos de diversas temáticas, que retratam importantes questões em debate na sociedade, como a musicalidade, a intergeracionalidade, a negritude, a acessibilidade e a inclusão. O circuito também destaca o trabalho de Amir Haddad e Maurício Tizumba, artistas que contribuem para o cenário das artes cênicas brasileiras há mais de meio século”, explica a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.

Sobre o palco Giratório

O Palco Giratório existe desde 1998 e proporciona ações formativas, espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. Reconhecido como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes, intensifica a formação de plateias com circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. O projeto já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.

Os artistas são selecionados por meio de uma curadoria formada por 33 profissionais do Sesc de todo o Brasil. A partir de critérios como diversidade de linguagem, regiões do país, faixa etária e trajetória dos artistas, a curadoria mapeia questões e tendências latentes no contexto atual das artes cênicas brasileiras.

Serviço

Palco Giratório

*Entrada gratuita

Programação:

Nuvem de Pássaros

Data: 19 de julho

Horário: 20h

Local: Teatro Glauce Rocha

Artista: Movidos Dança (RN)

“Pensamento Giratório”

Data: 20 de julho

Horário: 19h

Local: Foyer do Sesc Teatro Prosa

Artista: Movidos Dança (RN)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também