De Ponto a Ponto: Circo do Mato e Casa de Ensaio se encontram em vivência cultural

Na quinta (24) e no sábado (26), artistas de dois grupos conhecidos na cena cultural de MS se reúnem com atividades culturais e destacam a importância da política de Pontos de Cultura.

Após passar por Ponta Porã, o projeto “De Ponto a Ponto”, do Circo do Mato, chega à Casa de Ensaio, em Campo Grande, com duas atividades abertas ao público. Na quinta-feira (24), às 14h, acontece uma vivência com roda de conversa, e no sábado (26), às 19h30, será apresentado gratuitamente o espetáculo “O Grandioso Mini Cirquim nas Arábias”. As ações serão realizadas na sede da Casa, na Rua Visconde de Taunay, 203, bairro Amambai.

A iniciativa, que une formação, arte e diálogo, percorre cinco Pontos de Cultura entre abril e maio, promovendo encontros e trocas entre coletivos culturais. “Nosso trabalho começou em Ponta Porã e estamos animados com a diversidade de experiências e saberes que encontramos em cada lugar”, afirma Laila Pulchério, da produção do Circo do Mato.

A Casa de Ensaio, referência em formação artística e cidadania há 29 anos, participa do projeto pela sintonia entre as propostas. “Acreditamos que a arte transforma. O circo amplia o olhar das nossas crianças e jovens, resgatando encantamento e memória”, destaca Ennesli Granjeiro, coordenadora pedagógica da instituição, que atende atualmente 84 crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos.

Fomento à cultura – Criado em 2004, dentro do Programa Cultura Viva, os Pontos de Cultura são reconhecidos oficialmente desde 2014 com a Lei Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014), como instrumentos de valorização da cultura de base comunitária. Contudo, nos últimos anos, esta política esteve paralisada devido aos reveses do cenário político. E, agora, no atual Governo Federal, ela é retomada e volta a receber apoio com as Leis Paulo Gustavo (LPG) e Aldir Blanc (LAB).

No caso do projeto “Ponto a Ponto”, a escolha dos espaços participantes trouxe a expertise e, também, a memória afetiva e de resistência cultural, como reforça Laila Pulchério.

“Selecionamos pontos que estão ativos desde os primeiros anos da nossa atuação como Ponto de Cultura, entre 2011 e 2013. São grupos que resistiram e seguem vivos, fazendo arte de forma contínua. Circular pelo Estado com esse projeto é raro e precioso, porque nos permite mostrar o que fazemos e, principalmente, ver o que os outros estão produzindo. A troca é o grande valor de tudo isso”.

Além do espetáculo, o projeto contempla o intercâmbio de conhecimento, por meio das vivências, que aborda tanto a experiência do Circo do Mato quanto da instituição que recebe a trupe de artistas.

“Durante a vivência, mostramos um pouco do nosso trabalho com circo e teatro, deixamos os participantes experimentarem, vivenciarem, e depois abrimos um diálogo. Falamos sobre o que é um Ponto de Cultura, como funciona, e como cada lugar se organiza com base em suas tradições e saberes. É ali que a mágica acontece, com as trocas reais, espontâneas, e onde a arte deixa marcas que seguem além do encontro”, diz Laila.

Depois de Campo Grande, o projeto segue para Aquidauana (03/05), Corumbá (09/05) e Ivinhema (16/05). A iniciativa é uma realização do Circo do Mato, com investimento da Lei Paulo Gustavo (LPG), do MinC – Ministério da Cultura – Governo Federal, e conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado. Informações acesse o Instagram (@circodomato).

Serviço:


Projeto “De Ponto a Ponto” – Circo do Mato
Espetáculo com indicação livre e intérprete de Libras


Campo Grande

Ponto de Cultura Casa de Ensaio – Rua Visconde de Taunay, 203, Amambai
24/04 (quinta-feira) – 14h | Vivência e roda de conversa
26/04 (sábado) – 19h30 | Espetáculo 

Aquidauana
Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro – Rua Antônio Graça, s/n, Bairro Nova Aquidauana
03/05 (sábado)
Às 9h | Vivência e roda de conversa
Às 16h | Espetáculo 

Corumbá
Ponto de Cultura Moinho Cultural Sul-Americano – Rua Domingos Sahib, n.º 300, Beira-Rio
09/05 (sexta-feira)
Às 9h | Vivência e roda de conversa
Às 16h | Espetáculo 

Ivinhema
Ponto de Cultura Fundação Nelito Câmara – Rua André Molina, n.º 264, Piravevê
16/05 (sexta-feira)
Às 8h30 | Vivência e roda de conversa
Às 15h30 | Espetáculo 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também