Com sete unidades em operação e planos de expansão, o empreendedor compartilha desafios e aprendizados no setor de semijoias
Diego da Silva Lucas sempre teve o desejo de empreender e, oito anos atrás, encontrou a oportunidade certa ao investir em sua primeira unidade da Mapa da Mina Acessórios, rede de franquia especializada em semijoias com produção própria. Ao lado de sua esposa, Viviane Marques de França, com quem gerencia os negócios em sociedade, ele transformou uma pequena chance em uma trajetória de sucesso no mercado de moda e varejo nacional. Hoje, com sete unidades em operação e planos para abrir a oitava, Diego compartilha sua experiência e visão sobre o que é preciso para prosperar no setor de moda e varejo.
“Empreender neste ramo é muito vantajoso, mas também desafiador. As semijoias são produtos delicados, então é preciso entender, antes de mais nada, o que você está vendendo para oferecer um bom atendimento ao cliente”, explica Diego, que divide as atividades com sua esposa. Enquanto a profissional administra produtos e o relacionamento com os fornecedores, ele é responsável pela gestão financeira – que permite ao casal um controle mais preciso sobre o andamento das operações.
A entrada de Diego e sua esposa no mundo das franquias aconteceu de maneira inusitada. A proposta da franqueadora Mapa da Mina Acessórios para a esposa do empreendedor surgiu em meio a um desafio: assumir uma operação que estava com dificuldades de gestão no Shopping Carioca. Para esse investimento, Diego utilizou uma reserva financeira que já possuía, por volta de R$ 20 mil aplicados em capital de giro, com o qual puderam iniciar o projeto de maneira sólida e com um bom planejamento.
Investir em uma franquia como a Mapa da Mina Acessórios oferece diversas vantagens. O faturamento médio mensal das unidades é de R$ 50.000,00, com um prazo de retorno do investimento que varia entre 18 e 36 meses. Além disso, os royalties estão inclusos no preço do produto, o que simplifica a gestão financeira do franqueado.
Com o suporte do modelo de franquias, Diego destaca o apoio e traimento da marca como a maior vantagem em ingressar em uma rede já consolidada e reconhecida no mercado. “As franquias oferecem um apoio muito forte, o que facilita o processo desde os primeiros passos. A Mapa da Mina, em particular, tem uma característica humana que é um diferencial, pois o franqueado não é tratado como um número. O suporte, principalmente dos sócios a frente da marca, foi fundamental para nosso sucesso hoje. Isso é algo que faz toda a diferença para quem quer começar seu próprio negócio”, afirma.
Diego também enxerga o sucesso de suas unidades no cuidado com a escolha de produtos. Ele destaca que a parte mais importante de uma operação no setor de moda e varejo está na realização das compras, pois conhecer profundamente o que é adquirido garante que a loja tenha sempre o que o cliente busca. Além disso, a montagem de vitrines atrativas também é um dos pontos-chave para a visibilidade das peças e para o aumento das vendas. “Saber o que está comprando e como expor as peças corretamente é o pulo do gato”, enfatiza.
Expansão e crescimento para 2025
Com o ritmo acelerado do seu negócio, Diego está pronto para expandir ainda mais esse ano. O franqueado acaba de abrir sua nova loja no Parque Shopping Jacarepaguá e tem planos de transformar seus quiosques em lojas maiores, uma estratégia que visa alcançar um público ainda mais amplo. “Nosso objetivo é continuar crescendo. O mercado de semijoias tem muito potencial, e acredito que podemos alcançar ainda mais clientes em espaços amplos e dedicados a experiência de compra”, comenta o profissional, que é otimista quanto ao futuro da marca.
Em 2025, Diego espera que a Mapa da Mina Acessórios continue a prosperar, ao oferecer a ele e a sua equipe novas oportunidades de crescimento. “A chave para o sucesso, é sempre se manter focado, ter uma equipe dedicada e estar disposto a arregaçar as mangas para superar os desafios do dia a dia”, recomenda.
Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revela que no Brasil, o setor de franquias de moda alcançou um faturamento superior a R$ 6 bilhões durante o terceiro trimestre do ano passado, um crescimento de 10,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O segmento de semijoias, que integra moda e varejo, também segue em expansão em todo o país. O apelo por produtos de alta qualidade e preços acessíveis é uma tendência que torna o setor cada vez mais atrativo para quem deseja investir em um negócio próprio.
“O mercado de semijoias está crescendo, e temos que estar preparados para acompanhar as tendências de público. O mais importante é ter um bom produto e saber trabalhar com a equipe para alcançar as expectativas desses clientes”, finaliza Diego.
Sobre a Mapa da Mina Acessórios
Fundada em 1995 pelo casal Elisangela Machado e Jamil Machado, no município de Duque de Caxias (RJ), é hoje uma rede brasileira com destaque na fabricação e venda especializada de semijoias. No franchising desde 2012, possui dois modelos de negócio: loja e quiosque. Conta com mais de 50 operações e 500 revendedores, com faturamento médio mensal de R$ 50.000,00 e prazo de retorno de investimento entre 18 e 36 meses e capital de giro de R$ 20.000,00.