Com 528 metros, arranha-céu mais alto de Pequim é inaugurado

10.10.2019

Depois do maior terminal de aeroporto do mundo, Pequim inaugura outra obra grandiosa na cidade: a Citic Tower, classificada como o arranha-céu mais alto da capital chinesa. Assinado pelo escritório KPF, o edifício tem 528 metros de altura e uma silhueta imponente, marcada por uma fachada espelhada e curva.

Com 109 andares, o projeto situado no centro financeiro de Pequim também é o 8º prédio mais alto do mundo. Segundo a empresa, a forma do arranha-céu é inspirada na forma de um zun - um tipo de vaso chinês feito de bronze ou cerâmica que marcou o país na idade do bronze. Sendo assim, a construção exibe um desenho com leves curvas que se estendem do térreo ao topo. 

A torre é mais larga na base e no topo do que no meio, dando a aparência de ter uma "cintura" achatada. De uma base de 78 metros de largura, o arranha-céu se estreita para 54 metros de largura, antes de aumentar novamente para 69 metros. "Imaginamos a torre mais alta da cidade como uma representação de sua história. Abordamos o prédio como uma entidade pública em nosso projeto", explica Robert Whitlock, diretor de design da KPF. 

A Citic Tower é apenas o segundo edifício "supertall" (título dado aos arranha-céus que medem mais de 300 metros) em Pequim. A título de comparação, existem cinco supertalls concluídos em Xangai. 

Após pouco mais de sete anos de obras, a torre, também conhecida como China Zun, é visível a quilômetros de distância no skyline da cidade. "Um edifício de 528 metros que simplesmente bate no chão não é propício para pedestres", acrescentou Whitlock. "Queríamos uma maneira de tornar a base mais transparente visualmente e permitir que o local entrasse no edifício - ou que o saguão saísse para a rua".

 

Fonte: G1

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(67) 99968-0055

© 2019 Diário MS News. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: