Cultura Boliviana ocupa a Praça do Rádio em celebração aos 198 anos de independência do país

A cultura boliviana invadiu a Praça do Rádio neste domingo (6). A 2ª edição da celebração dos 198 anos da Independência da Bolívia reuniu imigrantes, descendentes e visitantes que festejaram com comidas e bebidas típicas e diversas atrações culturais. O evento organizado pelo Centro Cultural Boliviano Tinkuna contou com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

“Essa festa tem muito significado para gente, pois aqui lembramos essa data matando a saudade do nosso povo, da nossa gastronomia, nossas danças, reunimos todo a comunidade boliviana que mora aqui e ao mesmo difundimos a nossa cultura para o povo de Campo Grande”, afirmou Orlando Turpo, diretor-presidente do Centro Cultural Boliviano Tinkuna.

E a intenção de difundir as tradições da Bolívia foi um sucesso. Cristiano Ramos, acompanhado de sua família, pontuou a importância da festa para o intercâmbio cultural. “Tendo em vista que o acesso a outras culturas é ainda um pouco restrito e que não temos a oportunidade de visitar o país, este evento é muito importante para que a população possa trazer a família e conhecer mais deste lugar encantador”, afirmou.

Os comerciantes comemoraram o grande encontro de culturas e também as vendas. “Estou muito feliz pois antes, vendia meu produto apenas na minha casa e quando conheci o grupo que organiza essa festa, tive a oportunidade de vender aqui também e graças a Deus, vendi muito bem. Além das vendas, tenho a oportunidade de conhecer muitas pessoas, entre bolivianos e brasileiros”, afirmou Marisol Burgos, que na ocasião vendia as tradicionais saltenhas bolivianas.

A comemoração contou com momento cívico com hasteamento da bandeira e canto do hino da Bolívia. Também houveram apresentações de danças típicas bolivianas como cueca, tinkus, pujllay, e outros ritmos. Além das atrações culturais, o evento teve participação de mais de 200 expositores. A gastronomia foi o ponto alto com pratos típicos bolivianos como sopa de maní, pique lo macho, suco de mocochinchi, chicha de maní e outros.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também