Após sucesso durante inauguração da decoração de Natal em Batayporã, o “bom velhinho” terá mais dois momentos para garantir lembranças aos visitantes
Queridinho das crianças, o Papai Noel de Batayporã irá retornar ao cenário natalino produzido em frente à Lagoa do Sapo. Nos dias 14 e 21 de dezembro, a partir das 19h, crianças e suas famílias poderão registrar fotos com o famoso personagem.
Conforme explicou o prefeito Germino Roz, o retorno do “bom velhinho” foi organizado após o sucesso durante a inauguração da decoração natalina no último dia 7. “É uma figura muito querida por todos e temos mais pessoas que não puderam comparecer durante o evento e que estão perguntando sobre outras oportunidades de ver o Papai Noel”, explicou o chefe do Executivo.
Uma herança familiar
O Papai Noel de Batayporã é interpretado pelo servidor público Dalibor Trachta, reconhecido na cena cultural por suas intervenções na música, artes plásticas, com destaque para a marcenaria, e também pelas contribuições cênicas e de dança. Inclusive, parte da decoração do município foi produzida artesanalmente por Trachta. O artista conta que o símbolo natalino representa uma herança familiar.
O pai de Dalibor, Jindrich Trachta, foi o primeiro da família a interpretar o Papai Noel. “Eu acho que foi em 1997 ou 1998. Depois que meu pai faleceu, em 2000, eu passei a ser o Papai Noel da nossa família. Eu levo isso com muita seriedade. Não é simplesmente se caracterizar. É um preparo, uma emoção. O Natal em casa sempre foi celebrado com muita magia e muita alegria. É uma verdadeira tradição”, relembrou.
Ciente da missão, Dalibor afirma que já carrega o hábito de deixar a barba crescer a partir da metade do ano. “Logo após a Festa do Sereno (em julho), eu já vou deixando a barba crescer. Aparo apenas as laterais. É bem legal, porque as crianças ficam curiosas e eu mostro que a barba é de verdade”, descreveu.
“É mais que uma fantasia. O Papai Noel tem um significado muito grande e eu me emociono com todos – crianças e adultos. Sempre tenho lembranças especiais. No último sábado, uma família compareceu com a filhinha e eu me emocionei. A menininha me entregou uma chupeta embrulhadinha. Era um marco para ela, que estava deixando essa fase”, destacou Trachta. “Uma vez, num curso de contação de histórias que eu ministrei, me disseram que Papai Noel não existe. Como assim não existe? Se você acredita, ele existe sim!”, finalizou.
Luzes
A decoração 2024 tem proporcionado um “Natal Luz” a Batayporã. Enfeites imponentes, como árvore de Natal, renas e trenó, caixas de presente gigantes e um corredor de estrelas na entrada do Paço Municipal têm destacado o ambiente. A casa do Papai Noel e as casinhas artesanais arrematam a decoração com um toque delicado.