Companhia conta com diferentes programas que visam impulsionar a presença da mulher no mercado de trabalho em todas as regiões de atuação no país
São Paulo, 19 de novembro de 2024 – Neste 19 de novembro, o Brasil celebra, com o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, as histórias de mulheres que, com determinação, transformaram suas ideias em realidades inspiradoras. Alinhada aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da Organização das Nações Unidas (ONU), a Bracell desempenha um papel essencial nesse cenário, oferecendo apoio e capacitação para mulheres de diferentes regiões do país. Suas iniciativas, como os projetos Polinizadores e Dona Della, abrangem desde o incentivo à apicultura e meliponicultora em comunidades quilombolas na Bahia, até a capacitação de empreendedoras em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.
No litoral norte da Bahia, Janete Neves, apicultora e líder comunitária da Associação dos Jovens Remanescentes Quilombolas da Bahia (Ajarquiba), teve sua vida transformada pelo projeto Polinizadores: tornou-se a primeira mulher do estado a se especializar em inseminação instrumental de abelhas, uma técnica inovadora que assegura a qualidade genética das colmeias. “Esse aprendizado abriu um grande leque para a atividade, dando mais autonomia no desenvolvimento das abelhas e gerando renda para nossa comunidade”, conta Janete. Além de produzir mel, ela promove a preservação ambiental e encoraja outras mulheres a se envolverem com a apicultura e meliponicultura, fortalecendo a presença feminina em uma atividade tradicionalmente masculina.
Já em Bauru, no interior de São Paulo, Michele Dias encontrou no projeto Dona Della um ponto de virada em sua carreira de dermopigmentadora, especializada em reconstrução de aréolas mulheres mastectomizadas. “Participar dessa iniciativa foi um divisor de águas na minha vida. A capacitação me deu ferramentas que aprimoraram meu trabalho, e, com isso, consegui impactar a vida de muitas mulheres em sua jornada de recuperação”, relata Michele, que viu seus atendimentos crescerem em 40% após a capacitação oferecida pelo programa. Com essa expansão, ela não apenas sustenta seu negócio, mas também proporciona um serviço essencial para a autoestima e saúde emocional de suas clientes.
A história de Doane Padilha, de Água Clara, Mato Grosso do Sul, também reflete o impacto do Dona Della. Após superar desafios pessoais, ela encontrou na costura uma nova oportunidade de crescimento profissional, e o Dona Della a ajudou a estruturar e formalizar seu negócio, além de agregar uma visão sustentável ao seu trabalho. “O projeto foi o impulso que eu precisava para retomar a costura. Por meio dele, percebi o valor de reaproveitar materiais e fazer uma moda consciente. Hoje, consigo realizar meu sonho de empreender”, conta Doane.
Essas histórias exemplificam a importância de iniciativas que não só incentivam o empreendedorismo feminino, mas também promovem a inclusão social e a sustentabilidade. Segundo Mouana Sioufi, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell em São Paulo, a companhia planeja um futuro em que o impacto social seja ainda mais forte. “Nosso objetivo é que até 2030, pelo menos 60% dos projetos sociais que apoiamos sejam focados em negócios de impacto liderados por mulheres. Queremos ser parte ativa na construção de um ambiente onde as mulheres possam prosperar e serem protagonistas de suas histórias”, afirma.
Programas que promovem impacto e inclusão
A Bracell promove uma série de programas focados no desenvolvimento econômico e social, que priorizam o protagonismo feminino. O Dona Della, por exemplo, do qual Michele e Doane fizeram parte, capacita mulheres em empreendedorismo, formalização e gestão de negócios. Realizado em São Paulo pela Bracell e, no Mato Grosso do Sul, em parceria com a MS Florestal — empresa que também faz parte do Grupo Royal Golden Eagle (RGE) —, o projeto oferece cursos que abordam desde práticas de mercado até sustentabilidade, criando um espaço para o aprendizado e crescimento das empreendedoras locais. “O Dona Della é muito mais do que um curso, é uma jornada de autodescoberta e empoderamento para mulheres que têm em suas mãos o potencial de transformar o mercado e suas comunidades”, destaca Marisa Coutinho, gerente de Relações Institucionais, Governamentais e com Comunidades da MS Florestal.
Além disso, com o projeto Polinizadores, a empresa promove o desenvolvimento sustentável e a geração de renda em comunidades quilombolas e rurais na Bahia. Por meio do incentivo à apicultura e meliponicultura, o projeto também reforça o compromisso com a preservação ambiental e a valorização cultural dessas regiões. “Ao apoiar essas mulheres, estamos impulsionando mudanças culturais que valorizam o papel feminino e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável”, acrescenta Cíntia Liberato de Mattos, gerente de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell Nordeste, reforçando o compromisso da empresa com iniciativas inclusivas e socialmente responsáveis em todas as suas áreas de atuação.
Nesse mesmo espírito de inclusão e empoderamento feminino, a Bracell tem se dedicado a abrir portas para mulheres em setores tradicionalmente dominados por homens, como silvicultura e logística. Em maio deste ano, a empresa lançou sua primeira turma exclusivamente feminina de silvicultura, capacitando mulheres para funções técnicas e de gestão no cultivo sustentável do eucalipto. Além disso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Bracell criou o primeiro curso de operação de empilhadeiras voltado para mulheres, ampliando as oportunidades de inserção feminina em atividades logísticas. “Essas iniciativas reafirmam o compromisso da Bracell com a equidade de gênero e o fomento a oportunidades para mulheres em todos os níveis de sua cadeia produtiva”, conclui Cíntia.