Clareamento dental caseiro vira febre no TikTok e Instagram. Especialista alerta para os riscos do “faça você mesmo”

Beauty, women and fashion concept. Close-up portrait of silly adorable young blond woman in red turtleneck, smiling happy, poke cheeks and looking away at promo banner, white background.

Nos últimos meses, vídeos de clareamento dental caseiro se tornaram virais nas redes sociais, especialmente no TikTok e no Instagram. Criadores de conteúdo vêm testando receitas caseiras com fórmulas mágicas, substâncias e fórmulas sem nenhuma comprovação e com excessos, muitas vezes contendo bicarbonato, carvão ativado, água oxigenada, ácidos, prometendo resultados rápidos e dentes mais brancos em poucos dias. No entanto, o que parece ser uma solução simples e barata pode trazer sérias consequências para a saúde bucal.

De acordo com o Cirurgião-Dentista Dr. Fabio Azevedo, Especialista LATAM do Departamento de P&D da S.I.N., esse tipo de prática pode causar danos irreversíveis, além de não ser efetiva. “Produtos sem comprovação ou registros geralmente contém abrasivos ou ácidos e sempre que usados sem orientação profissional podem corroer o esmalte dos dentes, além de causar sensibilidade, retração e  irritação gengival”, alerta o profissional. “Além disso, estes procedimentos não funcionam de forma efetiva, na realidade estes produtos agem enfraquecendo e removendo por meio de efeito corrosivo estruturas superficiais dos dentes, dando apenas uma falsa impressão de dentes mais claros, por pouco tempo, e ainda podem levar à remoção de brilho e problemas mais sérios ao longo do tempo”, conclui.

Clareamento seguro é com o Dentista

A adesão em massa ao “faça você mesmo” é impulsionada por influenciadores digitais que, sem qualquer formação em Odontologia e embasamento científico, compartilham receitas caseiras com linguagem acessível e visual apelativo. Em poucos segundos, um vídeo pode convencer milhares de pessoas a experimentar métodos que não têm comprovação científica – e, muitas vezes, são perigosos.

Outro ponto crítico é o uso de produtos vendidos pela internet sem fiscalização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), sendo a maioria deles sem registros. Em marketplaces e aplicativos de compras, é comum encontrar clareadores dentais importados de origem duvidosa, que prometem branqueamento instantâneo a baixo custo. Muitos desses produtos contêm concentrações irregulares de substâncias como peróxidos –  que só podem ser manipuladas com orientação de um profissional habilitado.

Um clareamento bem feito pode elevar a autoestima e confiança e rejuvenescer a aparência, deixando o rosto mais iluminado e jovial. Além disso, após o clareamento, muitas pessoas tendem a se cuidar melhor para manter os resultados, intensificando hábitos como escovação regular e uso de fio dental, não alterando ou danificando a estrutura dental. Este é um dos procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios odontológicos, sendo que existem opções de clareamento fotoativado e de clareamento caseiro supervisionado (feito com moldeiras personalizadas) e até mesmo protocolos combinados, sempre com avaliação prévia da estrutura dental e da saúde bucal do paciente.

“O procedimento deve ser planejado individualmente para garantir resultados duradouros e, acima de tudo, seguros”, orienta Azevedo. 

Sobre a S.I.N.: fundada em 2003, a S.I.N. é uma empresa global dedicada a desenvolver as mais modernas e inovadoras soluções para a comunidade odontológica. Com soluções que combinam tecnologia avançada, eficiência e conhecimento científico de ponta, a organização visa fomentar a geração de sorrisos. A empresa hoje está presente em 30 países e tem unidades de negócios espalhadas por todo o Brasil. O propósito da marca é refletido em sua assinatura “S.I.N.: Soluções + Inovações = Novos Sorrisos”. Entre os princípios e valores que guiam a organização estão a ética, a diversidade, a sustentabilidade e a empatia nas relações.  Após crescimento acelerado e ininterrupto nos últimos anos, integra hoje o grupo  Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também