Iniciativa oferece sessões de filmes para crianças internadas, unindo acolhimento e bem-estar no tratamento
Com direito a pipoca, aconchego e uma escolha feita por elas mesmas, as crianças e adolescentes assistidos pela AACC/MS (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer) que estão em tratamento no CETOHI (Centro de Tratamento Onco-Hematológico Infantil), localizado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, agora têm um motivo a mais para esperar pelo mês seguinte: a sessão de cinema na Brinquedoteca.
O projeto Cinema no CETOHI teve início na última sexta (27) com a exibição de Lilo & Stitch, filme escolhido pelos próprios pacientes. A proposta é simples, mas carregada de significado: uma vez por mês, um filme é exibido para os internados, como forma de quebrar a rotina hospitalar e proporcionar um momento de leveza, afeto e distração.
“Essa atividade tem como objetivo trazer um dia diferente para as crianças internadas. Sabemos que a rotina hospitalar muitas vezes é cansativa e estressante. Então, através da televisão da Brinquedoteca, será passado um filme escolhido por eles”, explica Deborah Gomes, supervisora operacional no CETOHI.
Com a participação de crianças e seus acompanhantes na primeira sessão, o projeto já mostrou o quanto pequenos gestos podem criar grandes memórias. Além do filme, a pipoca também faz parte da experiência, ajudando a criar o clima de um domingo em casa — longe dos exames, das medicações e do cansaço do tratamento.
“É um momento de distração, de calma, de acolhimento. Tenho certeza que será de muita importância para o tratamento das nossas crianças”, completa Deborah.
O Cinema no CETOHI é mais uma das iniciativas que reforçam o cuidado integral oferecido pela AACC/MS, indo além do tratamento médico para cuidar também do bem-estar emocional dos pacientes.