Centro Cultural e brinquedoteca indígena integram as inaugurações do Câmpus de Aquidauana

O reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo inauguraram novas estruturas no Câmpus de Aquidauana (CPaq) nesta sexta-feira, 6. A comunidade universitária foi beneficiada com a entrega da brinquedoteca indígena, do espaço Conviva, da nova unidade da Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime) e da revitalização da Unidade 1; do estacionamento e cobertura dos veículos oficiais, na Unidade 2; e do Centro Cultural e Laboratório Manoel de Barros: Poesia Infanto-Poética, na Unidade 3.

Para o reitor Marcelo Turine, o envolvimento de professores e técnicos tornou possível a inauguração de espaços que atendem a demanda de uma sociedade cada vez mais conectada. “Os estudantes da geração alfa, com celular e tecnologia, estão pedindo um resgate histórico, um resgate da vida das pessoas, conhecer Manoel de Barros, pintar uma parede dessas, fazer aqui uma mensagem. Cada vez mais está sendo demandado isso para fortalecer a educação superior. Então, eu quero parabenizar a [diretora] Ana e toda a sua equipe que está viabilizado esse momento”, destacou o reitor durante a entrega do Centro Cultural.

A vice-reitora Camila Ítavo aproveitou a oportunidade para comemorar a excelência das atividades desenvolvidas pela comunidade universitária do CPaq. “Hoje é um dia muito especial em que a gente vai fazer a entrega de vários equipamentos, mas sobremaneira a gente comemora o sucesso acadêmico do Câmpus de Aquidauana, no aumento do número de estudantes; na taxa de sucesso de estudantes formados; na qualidade dos projetos de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou. “É a Universidade viva, aberta à sociedade, conectada e, principalmente, em sintonia com a comunidade acadêmica, podendo aprimorar e atender com espaços mais adequados a cada dia, a gente vai continuar assim, crescendo e melhorando a nossa UFMS a cada dia, porque todos nós merecemos, a sociedade merece”.

A diretora do CPaq, Ana Graziele Lourenço, elencou as entregas realizadas nesta sexta-feira e reforçou o significado de cada uma delas para o Câmpus. “Nosso Centro Cultural é um espaço de compartilhamento de vivências, experiências, histórias, arte, cultura. Nós temos uma primeira apresentação programada agora para o dia 28 e a gente contou, para a construção desse espaço, com muitas parcerias, muitas pessoas trabalharam lá. Vindo para a Unidade 1, era um sonho do Câmpus ter a Unidade 1 revitalizada, modernizada e é isso que a gente está entregando um pouquinho hoje”, afirmou.

“Também tivemos a criação da brinquedoteca indígena, que atende as nossas estudantes, as nossas crianças; a nossa incubadora, a Pime, que é um suporte que a gente dá para os empreendedores da cidade, para todos aqueles que desejam inovar, criar e fazer com que essa capacidade que é tão humana, que é a criatividade, floresça e vire novos negócios; e o nosso centro de convivência, que eu acho que é uma das entregas mais bonitas que a gente tem, porque ela é cheia de significado. É um lugar para as pessoas estarem, ficarem, se sentirem bem, acolhidas, e a gente preparou tudo isso com muito carinho”, complementou a diretora.

O responsável técnico do Centro Cultural, Eudes Mendes Ferreira, ressaltou que o novo espaço será um ponto de referência para a interação entre a população de Aquidauana e região com a UFMS. “A criação do Centro Cultural do Câmpus de Aquidauana, uma extensão da biblioteca, irá fomentar e divulgar o que é produzido na Universidade em todos os cursos. Esse encontro vai ser aqui, no Centro Cultural, para as comunidades externa e interna. […] Toda a história da cidade com a ciência vai ser colocada aqui no Centro Cultural para podermos divulgar”, destacou.

A professora do Curso de Pedagogia do CPaq e coordenadora do Laboratório Manoel de Barros: Poesia Infanto-Poética, Janaina Maia, explicou a homenagem feita ao poeta mato-grossense que escolheu Mato Grosso do Sul para fazer morada e escrever seus versos. “O Laboratório se torna um espaço a partir de um projeto de extensão que eu tenho desde 2014, com as poesias de Manoel de Barros para retratar a infância. Como eu sou uma pesquisadora da criança e da infância, ampliamos os meus projetos de pesquisa para o laboratório e assim receber toda a comunidade, ter um espaço onde a poesia possa ser brincada, cantada e executada pelas crianças de todas as escolas”, afirmou.

Para a coordenadora da nova unidade da Pime, Leiza Vargas, a cerimônia de inauguração representou a realização de um sonho que vem sendo construído há dois anos. “[A unidade da Pime] vai ser muito importante para o desenvolvimento da nossa região e para o desenvolvimento das nossas empresas, para que elas durem, perdurem com muito sucesso e gerem muito desenvolvimento social e econômico para nossa região”, complementou.

O presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul, Marcelo Gomes Soares, prestigiou a inauguração da nova unidade da Pime no CPaq. “Quero agradecer o convite para estar presente nesse momento tão importante e dizer que eu também sou UFMS. Agora, com essa iniciativa, a gente consegue começar a pensar e ter ideias de trazer o Conselho Federal de Administração para dentro da Universidade, criar um banco de talentos para profissionais de administração de Aquidauana para poder auxiliar a Pantanal Incubadora a gerar negócios e melhorar o futuro dessas empresas da nossa cidade”, sugeriu.

Também estiveram presentes os pró-reitores de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira; de Administração e Infraestrutura, Augusto Cesar Portella Malheiros; e de Gestão de Pessoas, Gislene Walter da Silva; além dos diretores da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Mara Pinheiro; da Agência de Educação Digital e a Distância, Hercules da Costa Sandim; e da Faculdade de Ciências Humanas, Vivina Dias Sol Queiroz.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também