Caos na saúde de Campo Grande: ocupação de leitos de UTI está acima de 100%

Na live desta tarde de segunda-feira (24), o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, informou que a capital registra taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 100% e que 171 pacientes com Síndrome respiratória aguda grave, alguns com suspeitas de Covid, aguardam leitos clínicos ou de UTI conforme a central de regulação de Campo Grande, Dourados tem 54 pacientes e na central de regulação do Estado, 6.

Com o aumento na taxa de contágio e frequentes recordes de casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul, o secretário de Estado de Saúde, voltou a alertar para a situação crítica no combate à doença e emendou que as próximas semanas serão de maior cuidado.

O Estado começou a semana com a taxa de contágio em 1.01, há duas semanas, a taxa era de 0.95. “Isso mostra que a doença está em franca evolução e é preciso medidas duras e mais uma vez a gente faz um apelo aos prefeitos e prefeitas, secretários e secretárias de Saúde para seguirem o Prosseguir, adotar as medidas que nós estamos apontando no Prosseguir”, afirmou.

Geraldo ainda recomendou aos municípios que se encontram nas bandeiras cinza ou vermelha, que possam, através de decretos, “diminuir a mobilidade urbana tão intensa e, ao mesmo tempo, fazerem medidas que contenham e façam que tenham um isolamento social maior”, dando carta branca para que os prefeitos endureçam as medidas de combate ao vírus. Campo Grande se encontra na bandeira cinza, desde o dia 14 de abril, permitindo uma flexibilização maior das medidas.

Há duas semanas, a situação é de alerta no Estado e, a semana passada registrou recorde de 11.270 casos em 7 dias. O último recorde em uma semana foi de 8.855 casos novos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também