Sessão desta terça-feira será marcada por protesto contra reestruturação municipal
A sessão de hoje (10), prevê muito protesto para os que defendem a permanência das secretarias que podem ser extintas na reforma proposta pela prefeita Adriane Lopes (PP). A Revista A Foto ouviu algumas pessoas que estão apostando em reverter a situação ao lado da Câmara Municipal.
A proposta de fusão da Cultura com a Educação foi criticada até pelo atual presidente da Casa, vereador Carlão (PSB), quem reforçou que o município deverá seguir o exemplo do Estado e criar uma Fundação de Cultura.
“Ela (prefeita) tem que criar uma Fundação de Cultura que é o que o Estado fez e que é importante para conseguir recursos em Brasília”, disse o presidente.
Em entrevista à Revista A Foto, o artista Anderson Lima descreveu a medida como uma clara intenção de aniquilar a Cultura.
“Essa proposta mostra o desprezo que a prefeita tem com a cultura, ela acompanha uma linha política que ignora todo o poder econômico que o setor representa. É uma tentativa de acabar e aniquilar com a cultura”, lamentou.
De acordo com a artista e produtora cultural, Fernanda Kunzzler, questiona o que seria de uma Capital sem cultura.
“Uma infeliz, assustadora e ingrata surpresa a notícia proposta da prefeitura. É no mínimo incoerente a necessidade de desenvolvimento de uma cidade, inclusive porque são questões básicas, a Juventude, Meio Ambiente, Cultura e a Sub Secretaria da Mulher”, reforçou.
Altas demandas
A pauta também foi desaprovada pelo vereador Ronilço Guerreiro (PODEMOS), quem criticou a intenção da atual gestão. “A Educação já tem tantas demandas para cuidar e vai cuidar também da cultura?”, questiona.
Com isso e diante da repercussão do caso e principalmente, das críticas a prefeita Adriane Lopes deve apresentar a criação da Fundação de Cultura.
Retrocesso
O município também pretende extinguir a Secretaria da Juventude, do Meio ambiente e a Secretaria Municipal das Mulheres. Conforme Paulo Phelipe Brandão de Oliveira da Secretaria Estadual de Juventude do Partido dos Trabalhadores é inadmissível aceitar as mudanças propostas pelo município. “Extinguir grandes secretarias como a da Juventude é um projeto nato que nasceu desde quando Bolsonaro se elegeu presidente da República”, disse.
Grupos que representam as classes afetadas pelas mudanças de secretarias devem comparecer nesta terça-feira (10), para manifestar a desaprovação do projeto proposto pela gestão municipal. A sessão começará às 9h.