Câmara de Dourados encerra campanha Junho Prata na Sessão Ordinária desta segunda-feira

F. Grott/CMD

Vereadores aprovam criação e membros da Comissão Permanente de Direitos da Pessoa Idosa

A Câmara Municipal de Dourados realizou, nesta segunda-feira (30), a 22ª Sessão Ordinária do ano legislativo, que marcou o encerramento da campanha Junho Prata, um marco no calendário estadual que propõe ampliar a conscientização da sociedade sobre a importância de combater todas as formas de violência contra a pessoa idosa, além de promover o respeito, a inclusão e a troca de experiências entre gerações.

Neste tema, a Tribuna Livre teve a presença da Dra. Alair Larranhaga Tebar, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), explicando as ações do órgão. “Temos que visar o bem estar da pessoa idosa que é uma população que cresceu demais e precisa de um olhar mais atento. Nós temos que promover campanhas que se adaptem a essa nova população. A OAB é parceira nessas ações e tivemos uma conferência intermunicipal neste mês na Unigran, com a presença de alguns vereadores, e saíram propostas debatidas e estudadas por várias instituições e representação dos idosos presentes. Essas propostas foram encaminhadas às esferas estadual e federal e a gente espera que se transformem em ações para melhoria da vida da pessoa idosa”.

A Câmara de Dourados apresentou os vereadores que compõem a recém criada Comissão Permanente de Direitos da Pessoa Idosa, aprovada por unanimidade na última sessão ordinária. A 21ª comissão da casa será presidida pelo vereador Sérgio Nogueira (PSDB), um dos propositores. O vereador Elias Ishy (PT) é o vice-presidente e o vereador Laudir Munaretto (MDB) é membro.

Durante a sessão, também foram aprovados outros projetos.

Em segunda votação foram aprovados o Projeto de Lei nº 056/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivo na Lei nº 2.999 de 18 de outubro de 2007 que Cria o “Conselho Municipal do Direitos da pessoa com deficiência”; Projeto de Lei nº 069/2025, de autoria do Vereador Márcio Pudim, que declara utilidade pública municipal a Associação Esportiva Douradense de Árbitros – AEDA;

Já em primeira votação, foram analisados outros três projetos. Projeto de Lei Complementar nº 014/2025, de autoria do Vereador Cemar Arnal, que altera o anexo V – sistema viário da Lei Complementar 205, de 19 de outubro de 2012, que dispõe sobre zoneamento, uso e ocupação do solo e o sistema viário do Município de Dourados e dá outras providências; Projeto de Lei nº 091/2025, de autoria do Vereador Laudir Munaretto, que denomina Antônio Ribeiro da Silva o logradouro público atualmente identificado como Corredor Público 04 OF em toda a sua extensão, localizada no Loteamento Sitioca Ouro Fino; Projeto de Lei nº 094/2025, de autoria do Vereador Daniel Junior, que declara utilidade pública o Instituto AYDE de Comunicação de Dourados, com sede no Município de Dourados e dá outras providências.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também