José Sabino atua na academia e em projetos importantes para MS, como o Projeto Peixes de Bonito
O professor e biólogo José Sabino foi homenageado, hoje (27), durante o simpósio “A importância da atuação do biólogo nesses 45 anos de regulamentação da profissão”, que aconteceu no Bioparque Pantanal.
A medalha Paulo Nogueira Neto, entregue na homenagem, junto ao certificado, faz referência ao biólogo número um do Brasil, pioneiro na conservação da biodiversidade no país.
O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Biologia da Primeira Região, que abraça as atividades de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e tem como objetivo celebrar os profissionais e os avanços alcançados a partir das regulamentação da profissão e criação do Sistema Conselho Federal de Biologia, seus Conselhos Regionais, além de debater as perspectivas para o futuro da carreira.
Doutor em Ecologia pela Unicamp, com uma carreira dedicada à conservação e ao estudo do comportamento animal, Sabino embarcou na fotografia por paixão, mas sem deixar sua formação de lado
Com ela, integra o desenvolvimento ambiental do estado, com a participação em exposições, livros, projetos, cursos e trabalhos firmados em parceria com grandes empresas e instituições da área, como o próprio CRBio.
Atualmente, é professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e coordena o Projeto Peixes de Bonito, onde trabalha na interface entre ecoturismo, serviços ecossistêmicos e gestão da biodiversidade.
“Receber essa homenagem hoje, ainda mais com uma medalha que carrega o nome de uma figura tão marcante para a biologia do nosso país é uma honra enorme. A biologia chegou na minha vida desde muito pequeno, antes mesmo da formação acadêmica e, sem dúvidas, virou um estilo de vida do qual me orgulho muito.”, pontuou Sabino.
Para além da atuação acadêmica, o biólogo é fundador da empresa Natureza em Foco, produtora de conteúdo especializada em comunicação ambiental, onde se mantém como ativo documentarista e um entusiasta da divulgação científica.