Iniciativas como o Selo Viva Verde, usina de reciclagem em parceria com a Tetra Pak, ações de compensação ambiental com Eureciclo, projetos de carbono neutro, entre outros, reforçam o impacto positivo dos eventos para além do setor de produtos orgânicos e saudáveis
São Paulo, junho de 2025 – Reconhecidas como as maiores feiras de negócios da América Latina nos setores de produtos orgânicos e saudáveis, a Bio Brazil Fair/Biofach América Latina e a Naturaltech 2025 não apenas impulsionam o desenvolvimento do mercado, como também reafirmam seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental por meio de ações em diferentes frentes de atuação ao longo dos quatro dias de eventos dedicados ao público B2B, entre 11 e 14 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Entre as iniciativas alinhadas às melhores diretrizes de ESG, que visam gerar impacto positivo em toda a cadeia estão a gestão eficiente de resíduos, ações de compensação ambiental e de carbono, valorização de expositores engajados em práticas sustentáveis e ativações educativas, que aproximam o público dos conceitos de economia circular, consumo consciente e responsabilidade ambiental.
Juntas, essas práticas consolidam as feiras como referência em negócios de impacto positivo no Brasil. Na edição de 2024, foram compensadas e recicladas mais de 61 toneladas de materiais, incluindo 18.358 kg de papelão, 16.253kg de plástico, 3.264kg de papel, 152kg de metal, 102kg de vidro e 23.672kg de madeira reaproveitada.
Todo material coletado possui destinação correta. Os que podem ser reciclados são separados e entregues para a Cooperativa Central do Tietê e os resíduos não recicláveis e orgânicos também são tratados separadamente, garantindo uma gestão dos resíduos consciente e uma taxa de reciclagem cada vez maior durante o evento. A meta para a edição 2025 é conseguir reciclar ainda mais, incentivando a reciclagem também dentro dos stands e engajando o público a descartar corretamente seus resíduos, melhorando os resultados da coleta seletiva a cada edição.
Selo Viva Verde
Por meio do Selo Viva Verde, os expositores que adotam práticas sustentáveis em seus processos, produtos ou operações dentro da feira são reconhecidos. A iniciativa visa valorizar as marcas que incorporam princípios de responsabilidade ambiental, social e econômica, oferecendo mais visibilidade para essas empresas e incentivando o mercado a seguir pelo mesmo caminho.
Usininha de Reciclagem
Pela primeira vez, as feiras contarão com uma usina de reciclagem funcionando dentro do pavilhão, criada em parceria com a Tetra Pak e a Eureciclo. A ativação permitirá que os visitantes acompanhem, na prática, como é feita a separação das embalagens coletadas no evento. A ação tem como objetivo conscientizar sobre o valor da economia circular e a importância da destinação correta dos resíduos, além de fazer cada visitante prestar mais atenção no seu descarte.
Compensação ambiental
Por meio de uma parceria com o selo Eureciclo, as feiras asseguram a compensação ambiental de 100% das embalagens geradas durante os quatro dias de evento. A iniciativa utiliza tecnologia de rastreabilidade para garantir que uma quantidade equivalente de resíduos recicláveis seja corretamente reciclada, remunerando cooperativas e os profissionais envolvidos na coleta e triagem, incentivando toda cadeia de reciclagem. Ao final do evento, o relatório de impacto será compartilhado com todos, mostrando a quantidade, tipos de materiais separados e que cooperativas foram beneficiadas com os créditos de reciclagem.
Compensação de carbono e proteção de florestas
Além da gestão de resíduos, as feiras também assumem o compromisso com a compensação das emissões de carbono que inclui impactos da montagem, execução e desmontagem dos eventos, através do selo Carbon Free, que compensa as emissões através da proteção de áreas de floresta nativa no Brasil. A ação contribui diretamente para a preservação da biodiversidade e para o combate às mudanças climáticas.
Hidratação sustentável no pavilhão e kit lixo zero
As feiras contarão com estações de hidratação da marca Pacco, distribuídas pelo pavilhão, incentivando que visitantes e expositores utilizem garrafas e utensílios reutilizáveis, contribuindo para a redução do uso de descartáveis, além de incentivo e orientação para que o visitante traga seu kit zero de casa – copo, garrafa, guardanapo de pano, talheres – ou adquira também, caso queira, os produtos dos nossos expositores durante as feiras.
Engajamento coletivo: expositores como agentes de transformação
As feiras também convidam todos os expositores a serem parte ativa desse movimento. Entre as recomendações estão práticas como montagem sustentável, disponibilizar lixeiras para coleta seletiva dentro dos estandes, reduzir materiais não recicláveis e adotar soluções sustentáveis para suas operações durante o evento.
Coleta seletiva e gestão de resíduos
Durante toda a realização das feiras, a triagem dos resíduos é feita in loco pela cooperativa Central do Tietê, em parceria com a LC Almeida Ambiental, que acompanha de perto todas as etapas da logística e do gerenciamento de resíduos. Após a triagem no pavilhão, o material reciclável é destinado diretamente ao galpão da cooperativa, garantindo a correta destinação e geração de renda para os cooperados. As caçambas e a gestão dos resíduos orgânicos, como a compostagem, ficam sob responsabilidade da empresa Multilixo. Todo o material reciclável coletado durante o evento é doado às cooperativas, fechando um ciclo que alia responsabilidade ambiental, inclusão social e economia circular.
Reutilização e destino
Haverá uma urna na saída das feiras para que o visitante deixe seu crachá caso não vá retornar ao evento para que possamos dar a eles o destino correto, o porta crachá, será reutilizado em outros eventos e o papel da credencial será enviado para a reciclagem.
Lixeiras de papelão
As lixeiras que são feitas de material reaproveitável e biodegradável, estarão espalhadas em diversos pontos das feiras. Elas também facilitam o trabalho da equipe de coleta, que leva o lixo para ser separado corretamente e para que receba um destino adequado.
Serviço:
Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech 2025
Patrocinadores: Apex, AdeSampa, Sebrae
Período: 11 a 14 de junho de 2025, das 10h às 20h
Dias 11 e 12 de junho, exclusivos para o público de negócios e profissionais da saúde com credenciamento gratuito
Dias 13 e 14 também abertos para o público em geral, mediante compra do passaporte.
Valor do ingresso para público geral: R$40 (válido para os dias 13 e 14 de junho)
Endereço: Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Portão 38
Acesso via Metrô: Estação Portuguesa-Tietê (Linha 1 – Azul) e Estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 3 – Vermelha)
Traslado: durante o evento, será disponibilizado translado gratuito todos os dias, partindo da Estação Portuguesa-Tietê do Metrô, na Rua Marechal Odylio Dennys, 138.
Atendimento ao visitante: [email protected]
Mais informações: www.naturaltech.com.br e www.biobrazilfair.com.br
Sobre a Bio Brazil Fair | Biofach América latina
Reconhecido como maior evento da América Latina dedicado exclusivamente a produtos orgânicos, a Bio Brazil Fair apresenta anualmente as novidades dos maiores players do mercado de orgânicos brasileiro, abrangendo alimentos, bebidas, cosméticos, moda e muito mais. Sob a organização da Francal, sua intensa programação estimula conexões nacionais e internacionais, através das rodadas de negócios, e aproxima produtores, lojistas e clientes das últimas tendências do mercado.
Sobre a Naturaltech
Promovida pela Francal, a Naturaltech se destaca como o maior evento da América Latina dedicado exclusivamente a produtos naturais, exibindo o que há de mais inovador no setor de naturais e fomentando negócios na área. A feira promove produtos clean label, acreditando que o futuro do consumo está na conexão genuína com a natureza, sem excessos ou aditivos.
Sobre a Francal
Com mais de 50 anos de atuação, a Francal é uma das maiores promotoras de eventos de negócios da América Latina, criada em 1969, na cidade de Franca, interior de São Paulo. Seus eventos atuam como catalisadores de desenvolvimento econômico, profissional e social, impactando positivamente a economia local e nacional, e buscando fomentar práticas que promovam um crescimento sustentável. Atualmente a empresa conta com mais de 15 eventos em seu portfólio, que engloba setores da construção civil, brinquedos, indústria borracheira, pescados, mercado de alimentos, bebidas, cosméticos, higiene, papelaria, varejo e automação comercial, entre outros.