Alegria e inclusão: Crianças assistidas por ONG’s têm tarde de surpresas e diversão no Shopping

Gargalhadas, brincadeiras e olhares iluminados marcaram a tarde de diversão de cerca de 70 crianças e seus familiares nesta terça-feira (24) no Sonic Mountain Park, atração do Shopping Campo Grande.

Assistidas pelas ONGs NOVA Transforma, que atende crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, e Associação Flor de Cerejeira, projeto de inclusão de crianças e jovens com TEA (Transtorno Espectro Autista).

Acompanhados por familiares, o evento mostrou uma nova perspectiva a essas crianças, onde a alegria era uma realidade. Para o Shopping Campo Grande, iniciativas sociais como esta, são parte da premissa de atuação, onde o olhar voltado à comunidade comprova o comprometimento com o coletivo. “Sabemos que para muitas dessas crianças, um momento de lazer como este é um sonho poucas vezes realizado e cientes do nosso papel de agente transformador e disseminador de boas práticas, mais uma vez promovemos uma tarde de entretenimento, onde elas puderam viver o que há de melhor na infância, que é brincar e sorrir”, afirma a superintendente do Shopping, Vanessa Miller.

Expectativa e sonho realizado – Apaixonado por plantas e dinossauros, Júlio César, de 9 anos, é um dos mais de 80 alunos assistidos pela Associação Flor de Cerejeira. Enquanto sonha em ser biólogo, realizou outro grande desejo: ir pela primeira vez a um brinquedo do shopping. “Minha mãe me contou ontem que eu iria brincar aqui, nem dormi. Foi muito legal correr como o Sonic e jogar as bolinhas”, revelou.

Mais tímida, N*, de 12 anos, conteve as palavras, mas sorriu abertamente quando disse que viveu um momento único. “Eu adorei o tobogã, foi minha primeira vez em um brinquedo assim e estou vivendo uma tarde maravilhosa”, contou.

Surpresas e corrente do bem – Após muitos mergulhos na piscina de bolinhas, aventuras no tobogã e desafios na escalada, a criançada ficou com fome e nada melhor para recuperar as energias que um lanche. Com uma recepção especial, o Outback preparou pratos exclusivos para os convidados, com a famosa entrada de pão australiano, seguido por hambúrguer, batata frita, refrigerante e ainda um presente ao final, onde a criançada levou para casa uma squeeze personalizada.    

A surpresa foi preparada em parceria com a sócia proprietária do Outback, Aline Komiyama Gonçalves e o gerente geral da loja, Lucas Andrade da Silva. “O Outback já realiza ações semelhantes em outras lojas, mas é a primeira vez que fazemos algo em parceria com o Shopping e estamos muito felizes em proporcionar essa felicidade a eles. Nada melhor que esse brilho no olhar”, revelou o gerente.  

O brilho no olhar não era exclusivo das crianças. Enquanto os pequenos experimentavam os sabores dos lanches, Ana Claudia Gamarra, diretora da Associação Flor de Cerejeira, se emocionava ao ver tanto as crianças das duas entidades entrosadas e felizes. “Esse foi um momento não apenas para eles (crianças), mas para a família, onde eles se sentem incluídos, com a certeza do pertencimento. Nós entramos juntos no universo lúdico, onde eles se empoderam e entendem que, são capazes e iguais e que acima de tudo, que fazem parte do mundo onde muitas vezes são excluídos”, desabafa emocionada.  

A sensação de empoderamento foi tão grande que alguns alunos decidiram participar das atividades caracterizados de seus heróis favoritos e com isso, a ação contou com as ilustres presenças do Batman e Ravena, heróis da DC Comics e do Chapolin Colorado, personagem da turma do Chaves. 

Entidades comprometidas – O Nova Transforma existe desde 2011 e atende, além de mulheres, cerca de 50 crianças e adolescentes vítimas de abuso, que recebem auxílio e estão em tratamento, recebendo atendimento psicológico e social, com atividades que incluem arte, cultivo de horta, culinária, brinquedoteca e suporte emocional. Entre as vítimas, 90% são meninas com idade a partir de 4 anos.

Já a Associação Flor de Cerejeira foi fundada em 2018 para colaborar com o desenvolvimento e socialização de crianças e adolescentes com TEA e outras síndromes, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social. A entidade atua por meio de aulas de judô e atualmente contempla 81 alunos a partir dos 5 anos.

Informações sobre as entidades pelo Instagram de cada uma: @projetonova e @associacaoflordecerejeira.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também