Modelos de negócio oferecem estrutura consolidada, suporte contínuo e marcas reconhecidas
O mercado de franquias no Brasil tem se consolidado como uma das opções mais seguras e promissoras para empreendedores que buscam negócios expressivos. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor apresentou um crescimento de 12,8% no faturamento em 2024, com destaque para o aumento de receita no segundo trimestre, que passou de R$ 54,253 bilhões para R$ 61,205 bilhões. Para 2025, a previsão é ainda mais otimista, com projeções de crescimento acima dos dois dígitos, impulsionadas pela recuperação econômica e pela expansão de segmentos estratégicos.
Com esse cenário, muitas franquias têm se mostrado capazes de alcançar um faturamento anual de até R$ 1 milhão, especialmente aquelas que atuam em mercados em alta, como alimentação, saúde, educação e serviços. Esses modelos de negócio oferecem estrutura consolidada, suporte contínuo e marcas reconhecidas, tornando o caminho para o sucesso mais acessível.
Selecionamos seis franquias de diferentes segmentos com potencial de atingir o faturamento de até R$ 1 milhão em 2025. Confira:
ATW Delivery Brands é uma das maiores holdings de franquias com modelos Dark Kitchen do Brasil. O grupo é pioneiro e especialista em desenvolver marcas e processos otimizados 100% focados no delivery. Dentre muitas marcas, a empresa mantém em seu portfólio a N1 Chicken, O Que Comer, Fernando?, a rede Brasileirinho Delivery e sua mais recente aquisição, o Zé Coxinha. O investimento total inicial é de R$299 mil (incluindo taxa de franquia), com faturamento médio mensal de R$240 mil e prazo de retorno de 12 a 24 meses
A Prioridade 10, fundada em 2014, é uma rede de franquias de lojas especializada em oferecer produtos de qualidade por preços acessíveis. Fundada por Rogério Zorzetto e Angélica Leising, o empreendimento obteve um faturamento de R$ 200 milhões em 2023. Com uma variedade de itens que vão desde vestuário e brinquedos até presentes e produtos sazonais, a marca é uma excelente opção para investir o capital e tornar-se um empreendedor de sucesso. Ela possui um investimento inicial de a partir de R$795 mil, retorno médio mensal a partir de R$ 197mil e um prazo de retorno de 18 a 24 meses.
A Escova Express é a rede de franquias referência no mercado de beleza, que usa os melhores métodos em escovas, penteados, maquiagens e design de sobrancelhas. Com atendimentos que dispensam agendamento prévio otimizando o tempo das mulheres que têm uma rotina corrida, mas que querem estar sempre arrumadas. Atualmente com sete unidades no Sudeste e Centro-Oeste, a marca atende cerca de 3 mil clientes por mês. Com investimento a partir de R$200 mil, o faturamento médio mensal estimado é de R$60mil a R$80 mil e o retorno de investimento em 18 meses.
Fundada em 2016, Gabriel Alberti inaugurou o primeiro restaurante Itália no Box com um conceito claro: oferecer massas italianas de qualidade, em caixinhas, a preços acessíveis e repletas de afeto. O cardápio conta com mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas, utilizando 40 toneladas de massa por ano. O investimento inicial é R$ 120 mil (incluindo taxa de franquia), faturamento médio mensal da unidade R$ 70 mil e tempo de retorno 18 meses.
Considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a maior franquia de esmalterias do mundo, a marca preza pela proteção e biossegurança dos clientes, com colaboradoras treinadas para um atendimento padronizado, com rapidez e qualidade. Com a técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos. A rede possui 95 unidades em todo o país e recebeu, por dois anos consecutivos, o selo de excelência da ABF. Para se tornar um franqueado, o investimento inicial é de R$ 115 mil (incluindo taxa de franquia), com faturamento médio mensal de uma unidade de R$ 80 mil e tempo de retorno de 12 a 24 meses.
MONABU
A Monabu é uma rede de franquias no mercado de beleza e acessórios, fundada com o propósito de conectar mulheres ao universo do bem-estar e do empoderamento feminino, com um modelo estruturado para atender às demandas do segmento e um portfólio que alia qualidade e preço acessível. Liderada pelas empreendedoras Aline Campos e Vanea Aristimunho, a marca reúne acessórios exclusivos e produtos de beleza em um espaço único, oferecendo desde semijoias, bolsas em couro legítimo, até uma linha completa de skincare e maquiagens das marcas mais desejadas. O investimento inicial é R$ 249 mil (com valor promocional para os 15 primeiros franqueados), com faturamento médio mensal de R$ 125 mil e prazo de retorno de 13 a 24 meses.