Prefeita de Campo Grande e candidata à reeleição, Adriane Lopes (PP) promete investir na formação continuada dos professores e criar plano de cargos para os administrativos da Rede Municipal de Educação (Reme)
“Vamos fortalecer e expandir os programas de capacitação e atualização dos professores, focando nas necessidades identificadas pelas avaliações institucionais, assim como na incorporação de novas metodologias de ensino e tecnologias educacionais”, diz a candidata.
A estratégia, detalhada no plano de governo, propõe parcerias com universidades e instituições de ensino superior para oferecer cursos de extensão e pós-graduação aos profissionais do magistério, além de implementar o Plano de Cargos e Carreiras para o setor administrativo da Reme.
“Investir na formação continuada não é apenas uma ação administrativa; é garantir que nossos professores estejam sempre atualizados e capacitados para oferecer um ensino de qualidade, o que impacta diretamente o desempenho dos estudantes e a eficácia do sistema educacional como um todo”, ressaltou Adriane,
Nos dois ano à frente da prefeitura, ela cita conquistas: cumprimento da lei do piso para 20 horas, a implementação de eleições para diretores de EMEIs, o fortalecimento das escolas de educação infantil com mais autonomia e a realização de concurso público para o magistério, com posse prevista ainda em 2024.
Além disso, conforme a campanha da candidata, houve a aquisição de materiais pedagógicos, mobiliário, investimento estrutural em 205 escolas da rede e construção de 150 novas salas de aula, criando 6,6 mil vagas, o que reduziu pela metade o déficit nas séries iniciais. Adriane ainda anunciou a convocação de mais 487 professores aprovados em concurso.
Esses avanços posicionaram Campo Grande em um novo patamar no ranking salarial de Mato Grosso do Sul, saltando do 16º lugar em 2022 para a 7ª posição em 2024.
Adriane Lopes foi vice-prefeita no primeiro mandato de Marquinhos Trad e assumiu a prefeitura em 2022, quando o prefeito renunciou para ser candidato a governador. Ela lidera a coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, formada por PP, Avante e PRD.