Lembrando que neste domingo, 13 de outubro, é o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, a prefeita Adriane Lopes (PP) reafirmou compromisso em valorizar esses profissionais essenciais para a saúde pública de Campo Grande. Em encontro com o presidente do CREFITO/MS, Renato Nacer, Adriane assinou uma carta de compromisso, reconhecendo a importância da fisioterapia e terapia ocupacional na reabilitação e na redução do tempo de internação.
A prefeita enfatizou o papel crucial desses profissionais em todas as linhas de cuidado, especialmente durante a pandemia, quando a demanda por fisioterapeutas aumentou. Apesar dos avanços, ela admitiu a carência desses profissionais na rede pública e a crescente demanda por atendimento.
Entre as iniciativas implementadas estão a teleinterconsulta em fisioterapia e a presença de fisioterapeutas no Pronto Atendimento Infantil do Complexo de Saúde do Tiradentes. Adriane também mencionou a importância de reivindicações da categoria, como a permanência de fisioterapeutas nas UTIs e a construção de Centros de Referência em Campo Grande.
Além disso, a prefeita ressaltou o compromisso da gestão com a inclusão na educação, destacando o Centro de Educação Especial que atende mais de 5 mil alunos com necessidades especiais. Adriane concluiu que a prioridade é continuar investindo em um atendimento de qualidade, garantindo acesso aos cuidados necessários para a população.