Docente do curso Técnico em Recursos Humanos do Senac EAD destaca o papel dos profissionais e a necessidade de qualificação na área
Considerado uma das estratégias mais assertivas no desenvolvimento de ações de comunicação interna das organizações, o endomarketing atua diretamente em iniciativas com objetivo de fortalecer a cultura organizacional e o envolvimento dos colaboradores.
Para alcançar esse objetivo, são empregadas campanhas direcionadas ao bem-estar e engajamento dos funcionários, além de programas de identificação e retenção de talentos.
Uma pesquisa realizada pela consultoria Progic no 1º trimestre de 2022 reforça que as estratégias adotadas visam principalmente: o alinhamento da cultura organizacional, seguido pelo aumento da colaboração entre os funcionários e da produtividade.
A tutora do curso Técnico em Recursos Humanos do Senac EAD, Ana Paula Cacenote, explica que o endomarketing é parte dos processos adotados por uma organização, pois colabora na comunicação entre a gestão e execução das ações planejadas.
“O endomarketing passou a despertar o interesse das empresas, na medida que a fluidez de comunicação e a atenção para ações voltadas ao público interno comprovaram que são possíveis melhorias, não apenas no ambiente de trabalho. Ou seja, os resultados são observados no aumento da performance individual e coletiva, além de uma melhor compreensão dos valores e visão da companhia”, pontua.
Qual o papel do endomarketing na comunicação interna?
Inicialmente é preciso esclarecer que comunicação interna e endomarketing não significam a mesma coisa. Ana Paula esclarece que a comunicação interna é uma das estratégias empregadas pelo endomarketing para se comunicar com a rede de colaboradores.
O trabalho é multidisciplinar e desenvolvido por diferentes áreas, como por exemplo: recursos humanos, jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, psicólogos e advogados. “As atribuições desses profissionais estão diretamente ligadas ao conhecimento dos objetivos da empresa, bem como a forma de aplicá-los. Desse modo, são avaliados e definidos os canais de comunicação mais efetivos para alcançar toda a organização”.
É válido destacar que as ações realizadas estão diretamente ligadas ao plano de negócios e gestão das empresas. Ainda assim, as opções mais assertivas são:
– Pesquisa de clima organizacional;
– Programa de retenção de talentos;
– Comunicados internos importantes;
– Estratégias de engajamento social.
Na avaliação dos especialistas, as principais tendências de ações relacionadas ao endomarketing em 2023 serão pautadas na diversidade, inclusão e responsabilidade social. É importante destacar que os fatores apontados são compromissos que devem ser comprovados, tanto pelos funcionários quanto por fornecedores e parceiros.
“A efetividade das ações precisam ser claras, caso contrário, não terão o resultado desejado pela gestão. Lembrando que a comunicação interna é muito mais do que a publicação de peças ou comunicados, já que deve estar pautada no comprometimento e participação de todos os envolvidos, direta e indiretamente”, observa a educadora do Senac EAD.
De olho nas demandas do mercado
Uma das mudanças mais importantes nos últimos dois anos, no mercado de trabalho, foi a mudança para o modelo híbrido. A adesão das empresas nacionais aumentaram mais de 40%, segundo uma pesquisa divulgada pelo Google. Além disso, 51% dos profissionais entrevistados avaliaram com otimismo o formato, enquanto 47% acreditam ser confiável.
Ana Paula reforça que ações como pesquisa de clima e satisfação podem contribuir para ter um diagnóstico mais preciso da opinião dos funcionários. “Existem ferramentas para testar as percepções internas que vão desde a análise salarial, descoberta de potenciais talentos até a relação entre lideranças e subordinados. Por isso, a pauta sobre o modelo híbrido deve estar no topo das atenções dos responsáveis pela gestão de pessoas”, argumenta.
Outra ponderação feita pela especialista do Senac EAD é o papel da equipe de Recursos Humanos, na implementação de ações positivas entre os funcionários. “Existe uma brincadeira interna de que o RH é o setor mais conectado com a famosa ‘rádio peão ou corredor’, como costumam chamar. Isso é muito importante, já que informação tem valor e o endomarketing é a ferramenta empregada para uma comunicação eficiente. Com esse entendimento, é fundamental que o RH tenha uma estratégia estabelecida e esteja alinhado com as ações internas”.
No Senac EAD, o candidato interessado em atuar na área de Recursos Humanos tem várias opções de ingresso. As matrículas para o curso técnico estão abertas e a próxima turma inicia as aulas no dia 5 de dezembro.
A capacitação profissional tem duração de 14 meses e o aluno é preparado para atuar diretamente na entrega de resultados na gestão de pessoas. Entre os conhecimentos oferecidos estão: desenvolvimento de colaboradores, treinamentos internos, recrutamento e seleção, plano de carreira, cargos e salários, pesquisas de clima organizacional, avaliação de desempenho, entre outros.
Conheça mais sobre o curso e outras opções de aperfeiçoamento na área de gestão. Acesse o site e confira os detalhes.
Sobre o Senac EAD
Com mais de 75 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.
A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 370 polos presenciais para avaliações.
Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD. Há também um portfólio diversificado de cursos presenciais que pode ser conferido no portal da instituição.