55º Concurso Internacional de Cartas: estudante de Centro de Altas Habilidades de Campo Grande é vencedor da etapa estadual

Campo Grande – 04/05/2026 – Aluno do 2º ano do ensino médio, no Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), Miguel Pergher de Oliveira é o vencedor da etapa estadual do 55º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios.O estudante, de 15 anos, e a instituição de ensino receberão premiações de R$ 1.725 e R$ 1.875, respectivamente, conforme o regulamento.

Com o tema “Escreva uma carta a um amigo explicando a importância das relações humanas num mundo digital”, a edição contou com participação de 31 instituições de ensino, entre escolas públicas e privadas do interior e da capital de Mato Grosso do Sul.

Na mensagem dirigida ao amigo, descrito como “online, mas desconectado”, Miguel traz à reflexão um dos principais desafios do mundo digital contemporâneo: preservar os relacionamentos genuínos e manter a conexão consigo mesmo. Ao defender a busca por equilíbrio entre o virtual e o real, ele destaca o desejo de estar mais próximo dos familiares, amigos e das pessoas que realmente importam, além de reforçar a importância do autoconhecimento.

Como proposta prática, Miguel convida o interlocutor a adotar hábitos de desconexão consciente das redes digitais e reconexão com o mundo real, valorizando experiências presenciais e atividades que promovam bem-estar, como a participação em grupos e clubes de leitura, o desenvolvimento de hobbies criativos, a retomada da escrita no papel e a vivência de momentos com mais atenção e presença.

“Eu fiquei muito feliz de ter ganhado a etapa estadual do concurso. É a minha segunda vez participando. Mais escolas deveriam incentivar os alunos a participarem para que mais pessoas tivessem oportunidade de ganhar visibilidade, os prêmios e de ter essa experiência. É um concurso que incentiva bem a habilidade da escrita, que é muito importante.

O Concurso Internacional de Redação de Cartas é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU) – agência especializada da Organização das Nações Unidas que coordena políticas e serviços postais entre as nações -, e tem o objetivo de fomentar a escrita e a alfabetização, incentivando a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

No Brasil, o certame é realizado pelos Correios e desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde serão selecionadas as três melhores cartas. A primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional, de responsabilidade da UPU.

Premiação – O estudante autor da melhor redação na fase nacional recebe prêmio de R$ 7.500 em dinheiro e sua escola, R$ 7.875. O segundo e o terceiro colocados da etapa nacional também recebem premiação, de R$ 6 mil e R$ 4.500, respectivamente – e suas escolas recebem R$ 6.375 e R$ 4.875.

Histórico – O Brasil é o segundo país mais bem colocado, com 3 medalhas de ouro (1972, 1988 e 2006), 2 de prata (1978 e 1980), 2 medalhas de bronze (1992 e 2015) e 7 menções honrosas (2009, 2012, 2016, 2017, 2018, 2023 e 2025). O país só fica atrás da China, que possui 5 medalhas de ouro.

Por meio do Concurso Internacional de Redação de Cartas, os Correios fortalecem sua atuação como agentes públicos do governo federal, por meio de ações voltadas para a educação de jovens, e reforçando o importante papel de responsabilidade social que a estatal vem desenvolvendo junto à sociedade.

Mais informações estão disponíveis na página do concurso, no site dos Correios.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também