3 técnicas para identificar pessoas mentirosas e manipuladoras

Embora não exista uma fórmula infalível, algumas técnicas e métodos de análise utilizados por psicólogos e especialistas em comportamento facilitam a situação

Identificar pessoas mentirosas e manipuladoras é um desafio que muitos enfrentam em diversas interações sociais.

Embora não exista uma fórmula infalível, algumas técnicas e métodos de análise utilizados por psicólogos e especialistas em comportamento podem facilitar esse processo.

Não sabe como identificar essas pessoas? Confira algumas técnicas usadas por especialistas.

1. linguagem corporal

A linguagem corporal é uma poderosa ferramenta de comunicação não verbal. Observe:

  • Inconsistência gestual: mentirosos frequentemente mostram descompasso entre suas palavras e os gestos. Por exemplo, podem afirmar algo positivo enquanto cruza os braços ou evitam o contato visual.
  • Movimentos nervosos: ficar inquieto, mexer em objetos ou tocar o rosto com frequência pode indicar desconforto, ou tensão, sugerindo que a pessoa pode não estar sendo honesta.

2. análise bem ela

Outra técnica é analisar como a pessoa conta sua história. Preste atenção:

  • Detalhes excessivos ou faltantes: mentirosos podem incluir muitos detalhes desnecessários para tornar sua história mais convincente ou, inversamente, omitir informações cruciais que poderiam levantar suspeitas.
  • Mudanças de tom ou ritmo: alterações repentinas na forma que a pessoa fala, como acelerar o discurso quando chega a um ponto crítico ou hesitar excessivamente; podem ser sinais de manipulação.

3. cheque a consistência

Validar informações é fundamental, por isso alguns profissionais recomendam:

  • Verificar fatos: se possível, confirme os detalhes que a pessoa forneceu com outras fontes. A inconsistência em suas histórias pode revelar a falta de sinceridade.
  • Fazer perguntas direcionadas: perguntas específicas podem expor contradições. Veja se a pessoa altera sua resposta em diferentes momentos ou se suas versões da mesma história mudam com o tempo.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também