Corumbá celebrou o Banho de São João, festa singular e patrimônio cultural

Tombado em 2021 como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o Banho de São João de Corumbá celebrou ontem 23 de junho uma das manifestações mais tradicionais do período junino – quando as comunidades, a maioria da periferia, saem em procissões pelas ruas da cidade levando a imagem do santo ao Rio Paraguai para o banho ou batismo.

Organizado pela prefeitura de Corumbá, que criou uma programação especial de quatro dias e montou uma estrutura no porto-geral com praça de alimentação e palco para os shows nacionais e regionais, o evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, e atrai turistas e fieis de todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

Cururu e siriri

O ritual do banho é o ponto alto da festa: os andores começam a descer a Ladeira Cunha e Cruz em direção ao rio no anoitecer do dia 23 e a cerimônia segue até a madrugada do dia 24. Este será o primeiro arraial após o tombamento chancelado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), cuja aprovação ocorreu no dia 19 de maio de 2021.

O São João Pantaneiro é único, pela tradição do banho ou batismo, com influências da cultura portuguesa e incorporação de danças indígenas e africanas, onde se destacam os cantadores de cururu e suas violas-de-cocho e as cirandas do siriri no levantamento do mastro do santo. A origem da festa criada pelas classes pobres remonta ao final do século XIX.

Concurso de andores

A prefeitura de Corumbá organizou um concurso de andores e premiou os melhores na terça-feira (21), em cerimônia realizada no pátio da Matriz de Nossa Senhora de Candelária, onde as ornamentações ficaram expostas para votação popular e avaliação da comissão julgadora.  O vencedor da categoria Tradicional foi o festeiro Alisson Assunção Vieira da Cunha.

Ao participar do evento, prefeito Marcelo Iunes destacou a importância do concurso para fortalecer a cultura da festa pantaneira. Também ressaltou que o Banho de São João é reconhecido nacionalmente. “O concurso valoriza o trabalho de fé e amor dos festeiros e suas comunidades e contribui para perpetuar a tradição da nossa festa”, disse.

Programação

Enfeitado com bandeirolas entre a ladeira, os casarões históricos e o rio, o porto-geral deve receber milhares de pessoas até domingo. A praça de alimentação, com 80 barracas, vai comercializar os variados sabores da culinária pantaneira. O palco receberá a dupla sertaneja Rick & Renner, na madrugada de hoje (24), e a banda carioca Forróçacana, no domingo (26).

A programação do banho do santo começa com a descida do andor oficial, às 20h, quando ocorre a elevação do mastro de São João e a roda de cururu e siriri, na orla do porto. À meia-noite, acontece a tradicional queima de fogos. Até domingo, haverá concurso e apresentação de quadrilhas e shows com artistas locais e regionais, além das duas atrações nacionais.

Subsecretaria de Comunicação, Subcom
Fotos: Divulgação

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também