Veja o que abre e o que fecha durante o carnaval em Campo Grande

Durante o período de carnaval em Campo Grande, alguns estabelecimentos terão horário de funcionamento diferenciado. Confira o que abre e o que fecha na cidade e as alterações de expediente. Prefeitura e governo decretaram ponto facultativo.
Detran não abrirá nos dias 17 e 18 de fevereiro.

Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou que as agências bancárias não abrirão nos dias 16 e 17 de fevereiro. Os estabelecimentos bancários voltam a abrir após às 12h do dia 18.

Além disso, a federação recomenda que os sul-mato-grossenses utilizem os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. As contas de água, energia, telefone e carnês, que tiverem a datas de vencimento nesses dias, poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, na quarta-feira (18), sem acréscimo.

Comércio
A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) informou que o horário de funcionamento do comércio da capital sul-mato-grossense ficará a critério de cada empresário nos dias 17 e 18 de fevereiro. Sendo que neste sábado (14), e na segunda-feira (16), o comércio abre normalmente.

Já as grandes redes, a maioria das lojas do comércio devem permanecer fechada na terça-feira de carnaval (17) e na quarta-feira de cinzas (18) até as 12h.

Supermercados
Em nota, a Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (Amas) informou que a terça-feira (17) e a quarta-feira (18) não são consideradas como feriados para o setor de supermercados em Campo Grande, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Shoppings
O Shopping Campo Grande terá o funcionamento inalterado. Já no Norte Sul Plaza, a terça-feira seguirá os horários de domingo: praça de alimentação e lazer das 11h às 21h, e lojas das 12h às 21h.

O Pátio Central Shopping na segunda-feira ficará aberto até das 8h30 às 18h. Na terça não funcionará e na quarta-feira o expediente será das 10h às 20h.

O horário de atendimento do Bosque dos Ipês no feriado de Carnaval, terça-feira (17), será das 10h às 20h. A praça de alimentação abre a partir das 10h, e às lojas a partir das 14h. Nos demais dias, o Shopping segue com o horário normal.

Correios
Neste sábado (14), as agências funcionam em horário normal. Na segunda (16) e terça (17) não abrirão e na quarta-feira (18) o atendimento será normal a partir das 12h. O atendimento virtual poderá ser feito na segunda-feira das 8h ás 14h. Na terça, não haverá atendimento e na quarta das 8h às 20h.

Lotéricas
Segunda (16) e terça-feira (17), segundo o Sindicato das Empresas Lotéricas de Mato Grosso do Sul (Sinal/MS), os estabelecimentos não abrirão e não haverá sorteio de loterias. Na quarta-feira (18) algumas casas lotéricas abrirão pela manhã, outras apenas após as 12h, mas o sorteio nesse dia será normal.

Saúde
Os hospitais da capital sul-mato-grossense funcionarão normalmente no feriado. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRS) devem funcionar em escala de plantão.

Detran
De acordo com a assessoria do órgão, na segunda-feira (16) e terça-feira (17), o Departamento Estadual de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) não abre. Na quarta-feira (18), abrirão apenas as agências do Shopping Campo Grande e Shopping Pátio Central, a partir das 13h. As demais agências de Campo Grande e do interior do estado não abrem. Já na quinta-feira (19), o atendimento retorna ao normal.

Repartições públicas
A Prefeitura de Campo Grande decreta ponto facultativo nas repartições públicas municipais para o carnaval. O decreto foi publicado na segunda-feira (9), no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande).

De acordo com o decreto, os órgãos municipais não terão expediente entre os dias 16 e 18 de fevereiro, sendo que no dia 18 o ponto facultativo encerra às 13h. O decreto não se aplica às unidades e serviços essenciais à população, como os centros regionais de saúde 24 horas e o serviço de coleta de lixo.

O governo do estadual também declarou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais da administração direta e indireta nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro. O expediente volta ao no dia 18, às 13h.

O ponto facultativo não vale para as unidades e serviços considerados essenciais que não possam ser paralisados ou interrompidos.

Judiciário
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul infomou que não haverá expediente no Poder Judiciário estadual nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, segunda, terça e quarta-feira da próxima semana.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também