Veja cinco curiosidades sobre Charles Darwin

Em 12 de fevereiro de 1809, nascia o inglês Charles Darwin (1809-1882), um dos cientistas mais importantes da história. O naturalista revolucionou os conceitos sobre a evolução das espécies por meio da teoria da seleção natural (entenda melhor sobre ela aqui).

Na data de seu aniversário, seu incontável número de admiradores promovem uma homenagem anual batizada de Darwin Day (Dia de Darwin, em tradução livre). O principal objetivo é justamente ressaltar suas contribuições para a humanidade.

A teoria de Darwin, apesar de comprovada cientificamente, ainda encontra resistência. Principalmente entre os defensores do criacionismo que recusam a evolução. No Brasil, há quem defenda que essa doutrina seja ensinada nas escolas.

Veja abaixo cinco curiosidades sobre a vida do naturalista britânico:

1) Paixão quase prejudicou a "viagem da vida" de Darwin

Coisas do coração: uma mulher quase "impediu" que Darwin embarcasse no navio HMS Beagle e participasse da expedição, que foi fundamental para os estudos do naturalista sobre a origem das espécies.

A antiga namorada Fanny Owen retomou contato com Darwin meses antes da missão começar. A paixão entre o casal reacendeu e a jovem prometeu esperar o retorno do amado. No entanto, ao chegar ao Rio de Janeiro, no início de 1832, o naturalista recebeu uma carta dizendo que Owen iria se casar com outro!  … #chateado #quedó #sofrendoporamor

Darwin superou a desilusão amorosa e não abandonou a viagem.

2) Casar ou não casar? Eis a questão!

Charles Darwin não tem nada a ver com Shakespeare (autor da famosa frase "Ser ou não ser, eis a questão"), mas uma grande dúvida também fez parte de sua história. Meses antes de casar com sua prima Emma Wedgwood, o jovem resolveu enumerar os prós e os contras do casamento.

A partir do seu dilema ele escreveu uma "obra": "This is the Question" (Esta é a questão, em tradução livre).

Vamos aos argumentos: contra o matrimônio pesavam o fim da liberdade de ir para onde ele quisesse, as despesas e a ansiedade gerada com o nascimento dos filhos.

Mas também havia algumas vantagens, ponderou, como ter uma esposa e filhos, uma aposta contra a solidão. "Essas coisas são boas para a saúde", destacou na lista publicada pelo site do Darwin Project, que disponibiliza digitalmente documentos importantes da história do naturalista.

Depois de muito pensar, decidiu: no dia 29 de janeiro de 1839 Darwin juntou as escovas. O casamento com Wedgwood deu tão certo que eles tiveram dez filhos!

3) 1ª edição de "A origem das espécies" foi leiloada por £ 103.250

Em 2009, um exemplar da primeira edição do livro de Darwin "A origem das espécies" foi adquirida em um leilão por £ 103.250 (libras esterlina), equivalente hoje a cerca de R$ 436 mil.

O exemplar ficou esquecido por anos na estante da casa de uma família que morava em Oxford, norte de Londres. O evento coincidiu com o 150º aniversário da publicação do livro. Em 1859, o título foi o mais vendido do ano, com uma tiragem de 1.250 exemplares. 

4) Desconforto com a escravidão no Brasil

Durante a viagem do HMS Beagle, Darwin passou pelo Brasil. E ficou impactado com a escravidão.

Em um episódio de sua viagem, provavelmente junto ao rio Macaé, que banha o estado do Rio de Janeiro, o cientista sentiu vergonha ao tentar se comunicar com um escravo. O naturalista usou mímica e outros gestos, mas o negro achou que o cientista iria espancá-lo — o fato de que sua tentativa de aproximação tenha sido interpretada como uma agressão o deixou impactado.

5) Fé e ciência deixaram Darwin em um dilema

A teoria do naturalista contradiz um dos principais dogmas da religião católica: a crença de que Deus criou as espécies tal como elas existem. Conforme avançava em sua teoria, ele percebeu que a evolução poderia colocar em risco os dogmas da religião de sua amada mulher. Por isso, ele adiou a publicação de A Origem das Espécies, fazendo-o apenas quando percebeu que o zoólogo Alfred Russel Wallace (1823-193) havia chegado à mesma conclusão.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também