UPA da Vila Almeida recebe vistoria do prefeito

O prefeito Gilmar Olarte, acompanhado do secretário municipal da Saúde, Jamal Salém, vistoriou na tarde desta quinta-feira (15) os trabalhos na Unidade de Pronto Atendimento Médico (UPA) da vila Almeida, que perfaz a quinta unidade de saúde visitada, como parte da reestruturação e organização dos trabalhos da saúde na Capital. Como vem realizando, o chefe do executivo municipal manteve diálogo com a direção, os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, esclarecendo que não vai acabar com os plantões dos funcionários da saúde e que essa ação visa fazer uma melhor distribuição do trabalho dos servidores. A meta é alcançar um atendimento mais humanizado para a população. Aos cidadãos, dos quais recebeu algumas reclamações, repassou o que pode ser feito no momento, explicando o objetivo de sua incursão nos postos. 

“Queremos trabalhar pela população, que até já entendeu e está satisfeita com nossas ações de ida aos postos. Já temos resultados por onde passamos, até sugiro que esta UPA ou todas as outras unidades formem uma equipe e, por si só, vá ver a UPA do Coronel Antonino, o que já foi feito, o que mudou nas últimas semanas. Não fomos lá ou nesta por estar melhor ou pior, mas porque são mais visadas e precisamos, no caso desta UPA e outras, de qualificação junto ao Ministério da Saúde. Falta cumprir algumas exigências, como a sala de isolamento nesta UPA. Assim, queremos agilizar processos e ter resultado para hoje, amanhã e depois”, apontou o prefeito.

O prefeito ressaltou aos pacientes e ao órgão de imprensa que acompanhou a visita, que entre os maiores problemas, está o gerenciamento de cada unidade com a humanização. “Falta arrumar ou termos um melhor trabalho no gerenciamento, acompanhar do simples ao complexo, a chegada, a saída de tudo. Não é para melhorar agora e, depois, de um tempo voltar os problemas. Os servidores, que ficam sempre aqui, têm que ter um bom rendimento, pois o prefeito vai cobrar. Cobrar por ser cargo e que é cobrado, com razão, pelo povo, que paga imposto e é cidadão. Qualquer um hoje não aceita um serviço pela metade, seja onde for, ainda mais nessa área vital da saude”, ressaltou.

O prefeito também frisa que esta humanização que vem pregando, é para o ambiente de trabalho e vida de todos os agentes que prestam serviço nas unidades. “Também é preocupação do prefeito, tanto que uma área destinada ao convívio dos funcionários da UPA do Coronel Antonino será reativada. Hoje, ela funciona como um depósito. Devemos procurar fazer o mesmo em todas, pois as pessoas passam a maior parte do dia no trabalho e merecem ter um local agradável para desempenhar sua função, para parar e descansar da estafa no período de intervalo”, ressalta Gilmar Olarte.

Vistorias

O prefeito fez nesta semana vistorias a unidades de saúde do UPA do Coronel Antonino, em terceira vistoria; a UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Jardim Noroeste, ao CRS (Centro Regional de Saúde) da Moreninha III e a UPA da Moreninha III que está em construção. Na semana passada foram realizadas três visitas a UPA Cel. Antonino e ao Centro Regional de Saúde (CRS) 24 horas do Guanandi.

O supervisor das UPAs e CRC 24 horas, Frederico Galipp, ressaltou a atitude do prefeito em vistoriar as UPAs. “Este é mais um desafio que temos, de firmar nosso comprometimento, dos médicos e funcionários para cada vez mais prestar um bom atendimento à população”, disse.

Para o secretário municipal de Saúde, Jamal Salém as vistorias tem o lado positivo que é o ajuste nos trabalhos da saúde. “Criamos o cargo de supervisor que diariamente fará o acompanhamento dos trabalhos em todos os setores das UPAs. Estamos fazendo o possível para prestar um bom atendimento médico à população campo-grandense”, assegurou.

A reunião foi acompanhada pelo secretário-adjunto, Gilmar Trevisan, pela ouvidora geral, Jacqueline Hildebrand Romero, da gerente do Centro Municipal Pediátrico, Renata Guedes Alves Alegretti, médicos e gerentes de saúde.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também