Uma ideia bizarra para as futuras campanhas eleitorais

Uma ideia bizarra, embora não original, que poderia dar certo é a seguinte: os candidatos aos cargos majoritários deveriam se submeter aos métodos do programa Big Brother.

Todos eles expostos durante 24 horas aos olhos do público de sua cidade, estado ou país dependendo do cargo disputado.

Por dia, uma sessão de oito horas com intervalo para o almoço para debates sobre temas de governo. Debates sem assessores. 4 horas pela manhã e 4 horas pela tarde. Problemas e soluções.

Na segunda, saúde.

Na terça, educação.

Na quarta, segurança.

Na quinta, mobilidade. E por aí vai até que se esgotem os temas.

Acham muito as 8 horas? Que nada! Este tempo serviria para mostrar aos eleitores se os candidatos realmente dominam o tema e como se comportariam sob pressão. Pressão do tempo, da convivência com os adversários, do contraditório de ideias, enfim, de circunstâncias adversas…

Interessante também seria observar como agiriam com os demais concorrentes no dia-a-dia: educados, tolerantes, pacientes, organizados, sinceros, solidários, altruístas ou ciclotímicos, desleixados, calculistas, vaidosos, traiçoeiros, egoístas, violentos?

Seus hábitos, suas manias, seus gostos, enfim, detalhes que só na aparência são irrelevantes, mas que, no fundo, dizem muito a respeito da personalidade e do caráter das pessoas.

Por exemplo: faça-o encontrar uma nota de cem reais e veremos se pergunta aos demais a quem pertence; na hora de servir à mesa, veremos se já avança à frente dos outros em busca do bife mais suculento; se se preocupa em avisar ao adversário que a tomada do banheiro está dando choque; enfim, uma série de pequenos gestos que revelam grandes traços.

Você confiaria a sua cidade, o seu estado ou o seu país a um gestor ou gestora que maltratasse um cachorro; que fumasse em ambiente fechado na presença de crianças; que passasse mais tempo em frente ao espelho que ajudando o filho a fazer tarefa escolar; que, podendo lavar a louça aos fins-de-semana, prefere deixar a sujeira acumular para que na segunda a diarista lave?  

Quarenta e cinco dias assim… Nos primeiros, até que poderiam maquiar comportamentos, mas em 10 dias, já se revelariam como, de fato, são todos os dias.
E no dia da eleição, você escolhe quem vai para o paredão.

Avante!!!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também