Turismo em Jericoacoara: o que fazer numa das praias mais bonitas do país

Não há palavras que expliquem a beleza de Jericoacoara, no litoral leste do Ceará, um dos destinos mais desejados da região Nordeste. A cidade ganhou fama especialmente por conta da tranquilidade e de suas belas praias, emolduradas por dunas e lagoas de água doce.

Em 1984, uma lei brasileira determinou Jericoacoara uma área de proteção ambiental e, 18 anos mais tarde, o lugar alcançou o status de Parque Nacional. Por conta disso, o destino do Ceará passou a atrair pessoas de diversas partes do planeta. No entanto, devido aos limites de proteção, não há grandes hotéis e resorts, mantendo o sossego da pequena vila de pescadores.

Se estiver em Fortaleza, vale a pena conhecer primeiro os atrativos imperdíveis da capital cearense e depois se mandar para "Jeri", que fica a 313 quilômetros de distância. É possível fazer o trajeto de ônibus com 7 horas de duração ou alugar um carro. A desvantagem é que nem todas as vias são asfaltadas, além da falta de sinalização em muitos trechos.

Veja as principais atrações de Jericoacoara:

Vencendo os obstáculos, prepare-se para chegar ao paraíso. Assim que deixam as malas no hotel, os turistas procuram imediatamente a praia de Jeri, a mais próxima da vila e a mais popular entre os praticantes de windsurfe. No canto esquerdo fica a "Duna do Pôr do Sol", um dos atrativos mais disputados ao entardecer. Todos os dias, religiosamente, as pessoas se reúnem ali para admirar o sol se esconder no mar.

Jericoacoara, aliás, é um dos poucos lugares no país onde é possível assistir tanto ao nascer como ao pôr do sol, devido à localização privilegiada que engloba ambos os lados do oceano, leste e oeste.

Fora dali, explore outras atrações clássicas, como a Pedra Furada, um dos símbolos naturais de Jericoacoara. Caminhando a leste por uma hora, passando pela praia Malhada – o point dos surfistas –, o viajante encontra a grande rocha com um grande buraco esculpido pela erosão dos ventos e da água. Durante a maré alta, é melhor andar pelo morro do Serrote, onde fica o farol de mesmo nome com uma vista panorâmica de tirar o fôlego.

Faça suas 'selfies', volte para vila e faça um passeio rumo às famosas 'praias' de água doce de Jeri: Lagoas Azul e do Paraíso que, juntas, formam a Lagoa de Jijoca. O espelho d'água de águas cristalinas fica a 30 minutos de bugue ou veículo 'jardineira' desde o centrinho. É na Lagoa do Paraíso que estão as famosas e convidativas redes posicionadas nas águas transparentes.

Outros passeios próximos imperdíveis são os tours de bugue até duas vilas de pescadores: Mangue Seco, a cinco quilômetros de distância, e Tatajuba, a 25 quilômetros. Na primeira é possível ver cavalos-marinhos em um viveiro natural, enquanto na segunda uma lagoa de água doce e passeios de jangadas são as atrações principais.

Apesar de pequena, a vila conta com boas opções gastronômicas

Depois do pôr do sol, a animação toma conta das ruas da Vila de Jericoacoara (são apenas quatro no total). Por ali ficam diversos restaurantes e bares que tocam os mais variados ritmos, animando a noite dos viajantes.

Dos endereços gastronômicos, aproveite as delícias do Tamarindo, considerado um dos melhores restaurantes de Jericoacoara. O ambiente rústico, amplo e arborizado, guarda uma cozinha original com elementos que agradam a todos os paladares. Entre as especialidades estão peixes e frutos do mar frescos, pizzas e massas.

Outro lugar popular é o 'Na casa dela', com uma saborosa comida regional e decoração caprichada. O cardápio enxuto e manuscrito oferece pratos como camarão com alho e molho de ervas, canelone de tapioca recheado com abóbora e carne seca e os inspirados bolinhos de macaxeira recheados de queijo.

Já Il Faro Branco, instalado no Eco Resort Vento Leste, é um bom endereço para quem procura massas, frutos do mar e especialidades chinesas. A culinária italiana também está presente no restaurante Girassol, que serve pastas caseiras.

Para qualquer hora do dia, prove os sorvetes artesanais da gelateria Gelato & Grano, as trufas da Casa das Trufas e o açaí e os sanduíches do Café Brasil. As melhores tapiocas da vila estão no Shopping Tapioca. São diversas opções de recheios e um preço que cabe no bolso.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também