Tocha Olímpica; veja roteiro de Campo Grande

A chama dos Jogos Olímpicos promete aquecer Campo Grande. Já está definido o roteiro que os mais de 100 condutores da Tocha Olímpica vão percorrer no dia 25 de junho, cruzando as principais ruas e avenidas da capital sul-mato-grossense e passando por alguns pontos turísticos e cartões-postais da cidade. Segundo o comitê organizador local, Campo Grande terá um dos maiores trechos urbanos dentre as mais de 300 cidades brasileiras que fazem parte da rota do revezamento – serão cerca de 10 quilômetros em seis horas de percurso.

O fogo olímpico virá na véspera, de Cuiabá, em voo comercial, com horário previsto de desembarque às 19h35. Mantida acesa em uma lamparina especial, a chama será recepcionada no Aeroporto Internacional de Campo Grande pelo prefeito Alcides Bernal e pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja. Em seguida, será levada ao Hotel Deville Prime, na avenida Mato Grosso.

Antes do início do revezamento na capital, a chama vai dar um pulo em Bonito, no sudoeste do estado. A cidade de cerca de 20 mil habitantes é mundialmente conhecida por suas belezas naturais. O fogo olímpico será transportado no helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) até Bonito, onde será feito um revezamento pelas ruas da cidade no período da manhã. Bonito não estava no roteiro oficial da tocha.

O símbolo dos Jogos do Rio 2016 deve retornar a Campo Grande por volta do meio-dia. Às 13h15, começa o revezamento na Base Aérea. A atividade será desenvolvida em duas etapas. Na primeira, a chama olímpica será conduzida até o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Em seguida, seguirá de carro até a avenida Interlagos, na altura do Rádio Clube campestre, onde o revezamento é retomado. 

O encerramento está previsto para as 19h20 no Parque das Nações Indígenas. Um indígena ficará encarregado de finalizar o revezamento. Ele deve cruzar o lago do Parque das Nações Indígenas com a tocha a bordo de um caiaque, para em seguida acender a pira dos Jogos na área destinada aos shows. Estão programadas ainda apresentações culturais e de modalidades olímpicas, feira de artesanato e praça de alimentação.

Cada condutor leva a chama por cerca de 200 metros, mas não existe uma regra sobre como deve ser o deslocamento. Corrida ou caminhada, tanto faz. 

Ao longo de 95 dias, 12 mil pessoas participarão do revezamento da Tocha Rio 2016. Elas têm a missão de conduzir a chama Olímpica pelo Brasil, envolvendo todo país no clima dos Jogos. Serão 20 mil quilômetros em terra e 10 mil milhas aéreas em trechos das regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.

Primeira etapa:
Base Aérea de Campo Grande
Rua dos Andradas
Av. Júlio de Castilho
Rua Cândido Mariano
Rua Saldanha Marinho
Rua Dr. João Rosa Pires
Praça das Araras
Av. Duque de Caxias
Av. Afonso Pena
Praça Ary Coelho
Rua 13 de Maio
Rua 15 de Novembro
Av. Calógeras
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Segunda etapa:
Rua Spipe Calarge (esquina com Av. Interlagos)
Av. Eduardo Elias Zahran
Rua Rui Barbosa
Rua Dr. Aníbal de Toledo
Rua 14 de Julho
Av. Mato Grosso
Rua Pedro Celestino
Rua Maracaju
Rua 13 de Maio
Rua Barão do Rio Branco
Rua Arthur Jorge
Av. Afonso Pena
Prefeitura de Campo Grande
Rua Bahia
Av. Mato Grosso
Rua Ceará
Rua Euclides da Cunha
Rua Rio Grande do Sul
Av. Afonso Pena
Aquário do Pantanal
Rua Ivan Fernandes Pereira
Parque das Nações Indígenas

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também