Terceiro Festival Jazz e Viola acontece nos dias 20 e 21 em Campo Grande

Acontece nos dias 20 e 21 de dezembro em Campo Grande a 3ª edição do Festival Jazz e Viola. O evento será realizado no Teatro Aracy Balabanian a partir das 20 horas. O objetivo é difundir o som da viola ao inseri-la num contexto contemporâneo através de novos arranjos. O Festival surgiu em 2012 para unir fronteiras entre as variadas tendências da música instrumental brasileira tendo como alicerce principal a música produzida em Mato Grosso do Sul. Durante as apresentações, a viola caipira, o acordeom e outros instrumentos serão introduzidos em gêneros musicais diferentes dos tradicionalmente ligados a eles, como o sertanejo, por exemplo, abrindo assim novas possibilidades para apreciar o som que vem do nosso Estado.

A renda adquirida com os ingressos, de R$ 10 por pessoa, será revertida em aquisição de instrumentos musicais para a Associação COMVIOLA (Camerata e Orquestra Musical de Viola de MS), que realiza projetos socioculturais na capital há três anos, como a Orquestra Som das Águas e a Orquestra Camerata Violeira. Os alunos dos projetos passarão pelo palco durante o evento ao lado de grandes nomes da música instrumental regional, que doarão o seu cachê para a campanha deste ano intitulada “Música alimentando música”. A entrada para o Festival também poderá ser feita através da doação de um instrumento novo ou usado. Interessados em realizar doações financeiras poderão fazê-la através de deposito bancário na conta da Associação: Banco do Brasil / Agência 2916-5 / Conta-corrente 35.098-2.

Programação

20 de dezembro (sábado) – 9 horas
Às 9 horas do dia 20 será realizada uma oficina com o Quarteto Entre Cordas. O Quarteto é formado por músicos de Campo Grande/MS e tem seu trabalho voltado para a música de câmara. O valor da oficina é de R$ 10.

20 de dezembro (sábado) – 20 horas
MARCOS ASSUNÇÃO TRIO – O trio trafega por vários gêneros brasileiros e mundiais com composições marcantes pela sonoridade da viola brasileira.
QUARTETO URBEM – O grupo faz misturas inusitadas de efeitos e improvisos, preservando a raiz musical brasileira.

21 de dezembro (domingo) – 20 horas
ORQUESTRA SOM DAS ÁGUAS – É um projeto atendido pela Associação COMVIOLA. O repertório é composto por clássicos da música sul-mato-grossense, resgatando as influências regionais.
ORQUESTRA CAMERATA VIOLEIRA – Formada em 2012, atualmente é uma orquestra que assume a identidade sul-mato-grossense e traz um trabalho inédito com composições e arranjos autênticos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também