Sesau prorroga vacinação contra Sarampo e Pólio pela 2ª vez para atingir meta

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) prorrogou pela segunda vez a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Com menos de 80% de crianças imunizadas, a campanha segue em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Capital até a próxima sexta-feira (19), duratne o dia todo. A expectativa é de que, neste semana, os pais que ainda não levaram seus fihos para vacinar procurem as unidades de saúde para a imunização. 

Campo Grande, como algumas cidades do Brasil, teve que prorrogar a imunização já em 1º de dezembro, por mais duas semanas, por não atingir a meta de vacinar 95% ou ter uma cobertura minima de 88% de suas crianças, após a Campanha Nacional ter ocorrido de 08 a 28 de novembro. A primeira prorrogação foi até a última sexta-feira (12), sendo necessário a sequência por mais esta semana. Hoje, há um surto de sarampo no nordeste brasileiro, que pode se espalhar para outros Estados do Brasil.

Conforme Cássia Kanaoka, gerente técnica de Imunização da Sesau, na Capital, até agora, 78% das crianças foram imunizadas contra a Polio e 72% contra o Sarampo, da população alvo para a campanha contra a poliomielite, que em Campo Grande é de 54.155 crianças de seis meses a completar cinco anos, e para o seguimento contra o sarampo é de 47.385 crianças de um ano a completar cinco anos. “Estamos na corrida contra o tempo, pois precisamos afastar a possibilidade de surto dessas doenças no nosso Estado, garantindo a cobertura de 95% das crianças”, apela.

A Campanha oficialmente, dentro dos 20 dias, ainda contou com dois sábados (8 e 22/11), com dia D da Vacinação, que se amplia os postos de trabalho, a centros comerciais e locais de grande fluxo do município. Contudo, a não mobilização dos pais, mesmo com o transtorno de chuvas neste dias D, foi preocupante, pois nos demais dias úteis o atendimento é feito nas unidades de saúde. 

Este ano, volta a preocupação, pois em 2013, a cidade enfrentou dificuldade para alcançar os índices estabelecidos, sendo necessárias duas prorrogações, que a Sesau quer evitar neste ano. "Precisamos estar atentos e os pais ou responsável ainda mais, para não deixar a vacina em segundo plano e até perdê-la. Estamos todos os dias nos postos, mas como tem gente que precisa de um dia especial, vamos abrir por toda a cidade novos locais de atendimento", disse o secretário de Saúde, Jamal Salém.

Preocupação

Cássia ressalta que não podemos retroceder, que desde 1990 não são registrados casos de poliomielite no Brasil. Já o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de transmissão pessoa a pessoa, de elevada contagiosidade e apresenta elevada morbi-mortalidade entre as crianças menores de cinco anos, principalmente as desnutridas e imunodeprimidas. “A preocupação é que há um surto de sarampo no nordeste brasileiro, com mais de 600 casos confirmados. Os pais precisam se conscientizar sobre a importância da imunização para a saúde da criança e também para deixar a doença longe do nosso Estado”, enaltece Cássia.

A vacinação acontece em todas as UBS de Campo Grande, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também