O secretário municipal de Saúde Pública de Campo Grande, Jamal Salem, irá realizar mais uma entrega de veículo na próxima segunda-feira (15).
Dessa vez, a Sapataria do Pé Diabético, que funciona na UBS (Unidade Básica de Saúde) Pioneira confeccionando mais de 120 palmilhas por mês, é quem receberá a motocicleta. A entrega acontece às 8h, na sede da unidade, localizada na rua Ana Luiza de Souza, nº 685.
A moto, que foi adquira por meio de contrapartida de convênio de cooperação mútua com a universidade Anhanguera/Uniderp, ficará disponível ao ortesista (profissional especialista na confecção de palmilhas) para ir até as unidades de saúde e realizar a avaliação dos pacientes, assim como dar agilidade na entrega dos pares de palmilhas aos pacientes.
As palmilhas são confeccionadas gratuitamente, para os usuários do SUS, pela Sapataria e tem contribuído para a redução da formação de úlceras, causadas por atritos e a insensibilidade dos membros inferiores em pessoas que têm diabetes.
Atualmente, a Sesau conta com 27.284 pacientes diabéticos cadastrados no SUS. Parte desses pacientes necessita da palmilha, mas pela falta de informação e acompanhamento médico, deixam de receber o encaminhamento para esse serviço.
A farmacêutica e gerente técnica do Programa da Saúde da Sesau, Gabriela Dorn Nogueira, explica que para a confecção das palmilhas, primeiramente o paciente diabético é atendido na UBS e UBSF (Unidade Básica de Saúde) ou no CEM (Centro de Especialidades Médicas), onde tem os pés avaliados pelo enfermeiro ou pelo médico e recebe o encaminhamento para a sapataria, que atende das 7h às 11h e das 13h às 17h.