SEMMU apresenta Botão da Vida a integrantes da Rede de proteção à  mulher

Com o objetivo de diminuir a violência contra a mulher, a Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SEMMU) apresentou hoje o aplicativo para smartphone Botão da Vida, dispositivo que visa melhor desempenho na proteção de mulheres que estão sob medida protetiva contra seus agressores. O aplicativo será implantado após a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) ser transferida para a Casa da Mulher Brasileira, o sistema ser interligado à Polícia Militar e guardas municipais passarem por treinamento.

Durante a reunião, também foi assinado o protocolo de intenções com a finalidade de firmar o compromisso de realizar, de maneira articulada, condições necessárias para a implementação de ações conjuntas, como gestão, projeto e normas, tornando o aplicativo realidade em Campo Grande.

Atualmente, Mato Grosso do Sul é o quinto estado com maior incidência de violência contra mulher. Em 2014, somente em Campo Grande foram 5.966 boletins de ocorrência de agressão contra mulheres e nos 13 primeiros dias de 2015 já foram mais de 190 ocorrências. “Essa ferramenta está em nossas mãos e com ela ajudaremos a diminuir o número de agressões a mulheres”, pontuou o prefeito Gilmar Olarte. “Queremos dar maior celeridade para a criação desse aplicativo”, garantiu.

Olarte acredita que o aplicativo se tornará um mecanismo de prevenção a novos casos de violência. “O agressor ficará com receio de agredir a mulher, porque a polícia chegará rapidamente ao local”, frisou. 

O Botão da Vida foi desenvolvido pela empresa WTW, de Campo Grande. Com apenas um toque, a mulher que está sob medida protetiva, envia uma mensagem e email, realiza uma ligação para o 190, e aciona instantaneamente o GPS, localizando a vítima com uma margem de erro de 5 metros. O custo do aplicativo foi de R$ 20 mil, recurso custeado pela Prefeitura e TJ-MS. 

Após acionado, ele indica à equipe onde está a vítima, possibilitando que a viatura mais próxima da localidade atenda a ocorrência o mais rápido possível. O e-mail indica para a patrulha foto, nome e motivo pela qual a vitima está sob medida protetiva, e também informa sobre o possível agressor dados de identificação agilizando o socorro.

“Nós vamos buscar parceria com uma operadora de telefonia para dar um smartphone com internet para as mulheres que não têm um”, afirmou a titular da SEMMU, Liz Derzi. Quando estiver pronto, o aplicativo estará disponível nos sistemas IOS e Android. Num primeiro momento, somente mulheres que tiverem medidas restritivas contra agressores terão acesso a ele.

A secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, elogiou a ação conjunta, afirmando que Campo Grande será referência nacional no combate à violência. “Além do Botão da Vida, aqui será a primeira Capital do país a ter uma Casa da Mulher Brasileira. Isto é um grande avanço. Nosso lema é tolerância zero contra a violência”, ressaltou.

Além da prefeitura, participaram da apresentação representantes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Tribunal de Justiça do Estado, Defensoria Pública, Ministério Público, desembargador Ruy Celso Florence e o juiz Odilon de Oliveira.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também