Secretaria vistoria carretas para atendimentos da Caravana da Saúde

O secretário de estado de saúde Nelson Barbosa Tavares acompanhou na manhã desta terça-feira (24) os trabalhos de vistoria da vigilância sanitária nas carretas de saúde que participarão do projeto Caravana da Saúde do governo do estado de Mato Grosso do Sul. Além do secretário a vistoria foi acompanhada de técnicos do Carretas da Saúde, além de técnicos da Central Estadual de Regulação, Auditoria, Atenção Especializada e Vigilância Sanitária.

De acordo com o secretário de saúde a vistoria é um procedimento padrão à pedido da própria Secretaria de Estado de Saúde (SES) para verificar se todos os veículos e equipamentos estão de acordo com a designação para que integrarem o projeto da Caravana da Saúde.

“Estamos nos certificando juntamente a equipe de técnicos da saúde e vigilância sanitária para que todos os serviços que forem prestados pela Caravana estejam de acordo com a lei. Cada carreta terá atendimentos, desde oftalmológicos, odontológicos, ressonância e até ultrassom, por isso essa preocupação para que tudo esteja dentro do permitido, para que a população tenha o seu atendimento concretizado”, destacou o secretário.

Três carretas com especialidade em oftalmologia e com centros cirurgicos já se encontram no pátio do Hospital Regional de Campo Grande onde passarão pela vistoria da vigilância sanitária. Outras nove carretas são aguardadas para serem vistoriadas. A previsão é de que 12 carretas participem do projeto com início previsto para o dia 29 de março, no município de Coxim.

A Caravana da Saúde visitará 11 microrregiões mensalmente se estendendo até janeiro de 2016. O programa tem como objetivo reestruturar os serviços de saúde nos polos regionais envolvendo uma grande estrutura de profissionais e equipamentos para atender a demanda acumulada de cirurgias e exames no interior do Estado.

Além de Coxim, a Caravana irá percorrer os municípios polo de Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Aquidauana, Campo grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Naviraí e Jardim.

A Caravana da Saúde consiste em ações de pequeno e médio prazo com o objetivo de incrementar o Sistema Público de Saúde (SUS), acabar com as filas de espera por atendimento e capacitar médicos do interior em cirurgias mais complexas.
 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também