Secretária de Habitação assume com desafio de atender famílias carentes

A secretária de Habitação de Mato Grosso do Sul, Maria do Carmo Avesani Lopez, tomou posse do cargo na tarde de hoje (14) com o desafio de atender famílias carentes com programas habitacionais. De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, essa é a população onde existe o maior déficit habitacional.

“A função maior da secretária é atingir a faixa das pessoas mais necessitadas que ganham de zero a três salários mínimos”, disse o governador, que também divulgou que a Secretaria de Estado de Habitação (Sehab) terá como uma das missões elaborar um programa habitacional para servidores estaduais.

Reinaldo ainda lembrou que a economia do país vive um momento difícil e que o trabalho pela busca de recursos deve ser criativo. “Governo tem momentos. Tivemos um momento de fartura de maior crédito na área habitacional, mas vamos entrar numa fase muito séria e temos que ser criativos para buscar parcerias e atingir nosso objetivo: diminuir o déficit habitacional”, revelou.

Maria do Carmo agradeceu o convite para usar sua experiência profissional em Mato Grosso do Sul. “Pra mim será um honra usar a experiência que eu tenho na área habitacional para atender essa questão muito importante para as famílias, a moradia, priorizando as famílias de baixa renda”, disse a secretária.

“Vamos trabalhar a questão da capacitação dos municípios para que eles também possam buscar recursos e planejar o desenvolvimento urbano da melhor forma possível”, emendou. Maria do Carmo ainda afirmou que vai trabalhar para desenvolver, melhorar e elevar a qualidade de vida dos habitantes do Estado.

Maria do Carmo Avesani Lopez é formada em Engenharia Civil pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) desde 1982. Ela possui experiência profissional de mais de 30 anos e forte atuação na área habitacional com vivência em cargos de gerência de projetos de obras públicas e privadas.

A nova secretária já foi diretoria de Serviços Viários e Transportes Urbanos, gerente e presidente da Agehab (Agência de Habitação do Estado de Mato Grosso do Sul). Maria do Carmo também foi superintendente de Habitação do Estado de Mato Grosso do Sul e, no Ministério das Cidades, em Brasília (DF), exercia a gerente de Urbanização de Assentamento Precário e diretora de Produção Habitacional.

A gestora ainda tem experiência no planejamento, na execução e no gerenciamento de programas de financiamento para obras públicas, regularização fundiária e estudos de viabilidade econômica para captação de financiamento em organismos nacionais e da América do Sul. Também tem conhecimento na coordenação da unidade executora estadual do programa Habitar Brasil – BID, no desenvolvimento de políticas e diretrizes de programas nacionais de habitação e desenvolvimento e na gestão e monitoramento do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também